7º Prêmio Territórios Tomie Ohtake premia educadores brasileiros _ Veja como se inscrever

Posted by

A iniciativa organizada pelo Instituto Tomie Ohtake busca reconhecer experiências pedagógicas em todo o país que tiveram como base os princípios da Educação Integral.

Idealizado e coordenado pelo Instituto Tomie Ohtake, o 7º Prêmio  Territórios Tomie Ohtake segue fundamentado  nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora, e nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Em sua sétima edição, o Prêmio propõe um olhar sobre o amor como um território em disputa, baseado em referências fundamentais, como: as ideias de Muniz Sodré sobre o sensível na educação; os ensinamentos de bell hooks sobre a construção de uma ética amorosa; as pesquisas de Renato Nogueira sobre a pedagogia da pluriversalidade; e as práticas e pensamentos de Cristine Takuá, sobre as escolas vivas e a educação indígena.

Embora o foco desta edição seja uma questão complexa, entende-se a urgência no entendimento do amor como um princípio básico dos acordos coletivos e das transformações sociais. Como defende a escritora e professora bell hooks (1952-2021): amor é ação e ato político.  “A ética amorosa configura-se como um conjunto de princípios e modos de agir, construídos e valorizados por meio da convivência em comunidade”

Partindo dessas reflexões, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake busca, em sua sétima edição, ações pedagógicas de escolas públicas brasileiras que estejam articuladas com os seus territórios (agentes e espaços) na construção de uma ética amorosa, promovendo estratégias comprometidas com a igualdade de direitos e a diversidade cultural; que fortaleçam a partilha de saberes, as parcerias, as conexões culturais, o brincar, o compromisso ambiental e que tenham entre seus fundamentos, o  acolhimento, a  escuta, o cuidado e o sentido de coletividade.

Para quem o Prêmio é dirigido

7º Prêmio Territórios Tomie Ohtake é dirigido às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). Alicerçado no território, a iniciativa propões um envolvimento entre estudantes, professores(as) e/ou famílias. Ao priorizar o caráter coletivo, o(a) professor(a) representante da iniciativa pedagógica (é necessário indicar um(a) representante para facilitar o contato com a escola) deve, no momento da inscrição, apontar no mínimo mais dois correalizadores da ação.

As inscrições, abertas até 15 de agosto, podem ser feitas exclusivamente pelo site: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

Selecionados e ações de premiação

Em setembro de 2023 serão anunciadas as 10 experiências selecionadas por um júri e reveladas pelo site do prêmio. As escolas serão contempladas com livros oferecidos por editoras parceiras, um minidocumentário que apresentará parte dos processos e resultados da respectiva iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à experiência;  uma bolsa de estudos para um curso de graduação que poderá ser utilizada por um estudante, parceiros do projeto ou professor; e apoio financeiro de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa. Já o responsável pela inscrição participará dos “Encontros de Conexão e Reflexão”, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas, além de uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, em 2024, que poderá ser realizado on-line. Por sua vez, os dois outros representantes indicados na inscrição também recebem uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, em 2024, com opção on-line.

 

Agro-Floresta-Urbana-EMEF-Sócrates-Brasileiro-Sampaio-de-Souza-Vieira-de-Oliveira. (Imagem – divulgação)

Encerramento

Em dezembro de 2023 acontece “O Encontro de Territórios”, no Instituto Tomie Ohtake, e marca o encerramento da edição com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas, quando as equipes poderão compartilhar seus projetos entre os participantes de diferentes regiões do país.

    SOBRE O PRÊMIO TERRITÓRIOS OHTAKE

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem.

Em 5 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 600 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 60 projetos até o momento. Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/escolas-premiadas

Em 2020 o Prêmio Territórios lançou sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território. A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios ao longo de seus quatro anos, convidou profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes. O download da publicação pode ser feito gratuitamente: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/publicacao/

SOBRE O INSTITUTO TOMIE OHTAKE

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 28 de novembro de 2001, tornou-se uma referência no circuito das artes visuais pela qualidade de sua programação. Destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes, arquitetura e design, além de prêmios nestas três áreas e um dedicado a escolas públicas, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Em sua programação contempla ainda apresentações musicais e de dança. A instituição consagrou-se por conceber um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material, no treinamento de professores e numa grade de cursos com visão inovadora no ensino da arte. Além disso, desenvolve inédito programa de acessibilidade para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais.

Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   Compartilhe nossas publicações. Comente, curta!  Nós agradecemos!

Portal Plena Gente+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *