Como agir durante os delírios persecutórios de pacientes com Alzheimer

Posted by

Fazer uma interpretação irreal dos fatos é uma das manifestações bastante comuns nos pacientes com demência

 

Fonte: ABRAz

Interpretar a realidade de forma  irreal da realidade é uma das manifestações bastante comuns nos pacientes com Alzheimer. Como a pessoa perde grande parte das informações, tende a buscar explicações ou a desconfiar do que lhe dizem, visto que não lembra dos acontecimentos. O delírio mais comum nesses pacientes é o delírio persecutório que acontece quando a pessoa sente que está sendo enganada ou perseguida e que alguém quer lhe fazer mal. Outra possibilidade comum é o delírio de ciúmes que pode acontecer até entre familiares.

Dicas:

•             Tente explicar o que está acontecendo e que ninguém quer fazer mal ao paciente. Dê parâmetros de realidade explicitando fatos.

•             Caso não funcione, não insista, pois é importante que quem está com o paciente fique fora do delírio. Se a pessoa for considerada nociva, certamente será incluída no delírio e isso a afastará de qualquer possibilidade de oferecer ajuda.

•             É fundamental que o médico seja informado para poder avaliar a possibilidade de controle medi-camentoso do sintoma.

•             Mantenha postura calma e voz tranquila e, se nada parecer funcionar, tente distrair o paciente com assunto ou atividade agradável e de seu interesse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *