UM NOVO OLHAR SOBRE o ALZHEIMER – Evento acontece este mês em S.Paulo

Veja como se inscrever.

Descrição

É a primeira vez que algumas das principais entidades que atuam no universo da Doença de Alzheimer se reúnem para ampliar conhecimentos, divulgar atualizações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção, esclarecer sobre cuidados da vida diária para pacientes e cuidadores, conscientizar sobre benefícios de exercitar o cérebro.

Todo esse movimento quer ajudar a construir e consolidar um novo olhar sobre Alzheimer, especialmente para combater e superar o estigma que cerca as demências.

Programação temática:

09h às 09h30

MESA DE ABERTURA

09h45 – 10h45

01. COMBATE AO ESTIGMA NA DEMÊNCIA DE ALZHEIMER

– O objetivo é conscientizar e superar o estigma que cerca o universo das demências; construir um novo olhar sobre a questão junto a sociedade num país que envelhece.

10h45 – 11h45

02. AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO

– Esclarecer e atualizar sobre os processos diagnósticos, a importância da precocidade da detecção e as novidades sobre tratamento da doença, incluindo o papel da atividade física, alimentação etc.

(12h às 13h – almoço)

13h20 – 14h30

03. CONVIVENDO COM ALZHEIMER

– O impacto da doença na família; como amparar o paciente nas fases inicias; identificação e manejo de sintomas; estresse do cuidador; cuidar de quem cuida, papel das entidades.

14h30 – 15h40

04. CUIDAR EM CASA / INSTITUCIONALIZAR

– Diversidade e alteração dos núcleos familiares; desafios na escolha e manutenção de cuidadores familiares e profissionais; conflitos e desafios da institucionalização.

15h40 – 16h50

05. COMO CUIDAR DA MEMÓRIA!

– Conscientizar a população sobre os benefícios de exercitar o cérebro durante todas as fases da vida; quando queixas de esquecimentos devem levar ao médico; dicas úteis sobre técnicas e atividades para lidar com a perda de memória e também para mantê-la saudável com a longevidade.

16h50 – 17h00 – encerramento

Realização:

Faz Muito Bem 50+ Longevidade Saúde e Cidadania

Vereador Gilberto Natalini

Entidades participantes:

ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer

ABG – Associação Brasileira de Gerontologia

GAIA – Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer

Vigilantes da Memória

Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo

Academia Brasileira de Neurologia

PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI

Imagem de abertura: Pixabay- Sabine van Erp

Deixe um comentário