Não ao ‘ageísmo’: no Brasil e no mundo, idosos usam TikTok para quebrar tabus

Posted by

Influenciadores mais velhos têm milhões de seguidores e até conteúdo patrocinado por marcas

MediaTalks

 

Embora consolidado como rede social queridinha dos jovens, chegando a bater o Google como  domínio mais popular do mundo em 2021, o TikTok está se revelando também um poderoso aliado de idosos, que descobriram o valor da plataforma para quebrar preconceitos relacionados à idade.

Vídeos bem humorados estrelados por vovôs e vovós, em alguns casos com a ajuda dos netos, aparecem frequentemente nas timelines da audiência jovem da rede social chinesa e estão colaborando para quebrar o ageísmo, o preconceito contra pessoas mais velhas.

A tendência foi constatada em uma pesquisa realizada pelos professores Reuben Ng e Nicole Indran, da Universidade de Yale, que envolveu a análise de 1.382 publicações feitas por usuários com 60 anos ou mais, que tinham entre 100 mil e 5,3 milhões de seguidores.

Idosos influencers se conectam com jovens no TikTok

A pesquisa “Não tão velho para o  TikTok: Como os adultos mais velhos estão reformulando o envelhecimento”, em tradução livre, foi publicada no início do mês na revista médica The Gerontologist. 

Os idosos do TikTok têm imensa influência sobre o público jovem e um grande potencial para mudar os estereótipos sobre o envelhecimento, apontam os pesquisadores.

Tidos como alheias à tecnologia, muitas pessoas acima dos 60 anos se revelaram verdadeiros influenciadores ao dominar o formato e linguagem usados pelas novas gerações na plataforma, conquistando milhões de curtidas e seguidores.

Todos os vídeos analisados na pesquisa discutiam explicitamente a idade e, juntos, somavam mais de 3,5 bilhões de visualizações.

Um exemplo dessa nova imagem proporcionada são as “vovós TikTokers”, que apostam no estilo e na moda para incentivar os usuários da rede a deixarem de idolatrar somente corpos jovens.

São as “glammas”, termo derivado das combinações de “glamour” e “gramma” (“vovó”). Em um dos vídeos, uma mulher de 70 anos desfila alegremente pelas ruas em um top com umbigo de fora.

A americana Dolores Paolino (@dolly_broadway) é uma das que faz sucesso, com 2,4 milhões de seguidores no TikTok. Os vídeos em que aparece com looks charmosos são sempre bem humorados, bem ao estilo da plataforma. Paolino já entrou no radar de marcas de moda e maquiagem, com vários conteúdos patrocinados, rivalizando com influenciadoras que poderiam ser suas bisnetas.

Neste, ela promove um aplicativo de namoro, algo impensável para pessoas idosas no passado.

TikTok idoso ageísmo
Dolly Broadway (reprodução TikTok)

Ng destacou no estudo que a maioria das idosas influencers do TikTok “resistem ferozmente aos estereótipos comuns de mulheres mais velhas como passivas, educadas e fracas”.  “Há evidências consideráveis ​​de que os estereótipos etários predominam entre os jovens nas mídias sociais”, afirmou o professor no estudo.

“A força dos preconceitos anti-idade significa que a participação de adultos mais velhos nas mídias sociais é vital para garantir que essas ideias sejam combatidas.”

Os pesquisadores constataram que maioria das TikTokers mais velhas não faz nenhuma tentativa de esconder os marcadores da velhice, ao contrário: elas demonstram autoconfiança em seus vídeos.
imagem de abertura: Dolly Broadway, uma das principais influenciadoras idosas no TikTok (reprodução TikTok)

PortalPlenaGente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   

Compartilhe nossas publicações.

Comente, curta!  Nós agradecemos!

Portal Plena Gente+

Deixe um comentário