Evento que conta com exposição de artefatos e produtos amazônicos traz atividades interativas gratuitas no Centro Cultural São Paulo
Imagine aprender a fazer a cerâmica ancestral tapajoara com os mestres artesãos da Amazônia ou criar acessórios multicoloridos com o látex artesanal produzido nos seringais do Acre? Estas e outras atividades fazem parte da programação gratuita do Festival Criativos por Tradição, que acontece no Centro Cultural São Paulo – no CCSP, entre os dias 16 e 18 de setembro (calendário detalhado abaixo). As oficinas ministradas pelos artesãos da Amazônia têm o objetivo de aproximar o público das técnicas a partir de uma experiência mão na massa.
Além das Oficinas, a programação do Festival inclui um seminário com rodas de conversas com artesãos, ativistas, designers e pesquisadores da Amazônia. A ideia é promover reflexões e discussões sobre economia criativa, cultura imaterial, políticas públicas e os processos de co-criação entre artesãos e designers, além de iniciativas que são referência de desenvolvimento sustentável na região.
A feira de artesanato, por sua vez, trará uma diversificada oferta de produtos da Amazônia para quem quiser levar para casa um pedacinho da história e das expressões culturais da Floresta Amazônica e sua gente.
Durante o fim de semana, o público também poderá visitar a exposição Amazônia Conexões que vai até 03 de outubro. A mostra que integra a programação do Festival reúne objetos artesanais e vídeos sobre a história, o modo de vida, os saberes populares e a linguagem criativa de oito diferentes comunidades da Amazônia, incluindo povos indígenas como os Baniwa e krahô, vilas de ceramistas tapajônicos e povoados de seringueiros. Por se tratar de um evento híbrido, o Festival conta com uma plataforma virtual (criativosportradicao.org.br), onde os visitantes podem fazer um tour pela mostra, acessar conteúdos sobre o universo do fazer artesanal da Amazônia, assistir às palestras do seminário e às oficinas ministradas pelos artesãos. “A plataforma digital irá proporcionar ao público de qualquer lugar do planeta uma imersão no contexto cultural e simbólico dos artesãos da maior floresta tropical do mundo”, afirma Josiane Masson, diretora executiva da Artesol.
Sobre o Festival
O Festival, que está aberto ao público desde 03 de setembro e vai até 03 de outubro, é um convite para os visitantes refletirem sobre a urgência da proteção da Amazônia, que só é possível a partir da valorização dos modos de vida, da cultura, do ritmo e das comunidades tradicionais desse território. Patrocinado pelo Instituto Vale Cultural, o evento conta com o apoio da Pernambucanas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, incluindo em sua programação exposição, seminário, oficinas e feira para a comercialização do artesanato. O foco é valorizar a diversidade dos artefatos criados na região que é resultado da experimentação de técnicas, formas, elementos naturais, símbolos e memórias ancestrais que conferem ao artesanato da Amazônia um caráter plural e singular ao mesmo tempo. Além do valor cultural, um aspecto importante da produção do território é a questão da sustentabilidade, porque uma das grandes contribuições destas comunidades tradicionais para a nossa sociedade é o seu modelo de inter-relação com a natureza.
Festival Criativos por Tradição
Patrocinadora master: Instituto Vale Cultural / Local: Centro Cultural São Paulo / Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo/ De 03 de setembro a 03 de outubro de 2022 / Horários: Terça a sexta, das 10h às 20h; Sábado e Domingo, das 10h às 18h / Entrada: Gratuita
Mais informações e inscrições nos eventos: www.criativosportradicao.org.
Local: Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. Artesol Site: https://www.artesol.org.br/ | www.criativosportradicao.org.
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.
Compartilhe nossas publicações.
Comente, curta! Nós agradecemos!