Projeto de Lei propõe menos imposto para quem contratar idosos

Posted by

Um  projeto de lei em tramitação no Senado propõe reduzir impostos para empresas que contratarem funcionários com idade igual ou superior a 60 anos. O benefício teria duração de cinco anos. O projeto escancara o enorme preconceito do mercado  aos mais velhos.

Os patrões poderão deduzir de sua contribuição à seguridade social (que, atualmente, é de 20% do salário do funcionário) até um salário mínimo (R$ 1.212) por semestre por contratado com mais de 60 anos. Também poderão deduzir da base de cálculo da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) o total da remuneração paga aos funcionários nessa faixa etária.

O texto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, agora, aguarda análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado.

Ao dar o seu parecer sobre o projeto, o relator, senador Telmário Mota (Pros-RR) citou avaliações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, no ano passado, alertou para a discriminação contra idosos no mercado de trabalho.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que, até outubro do ano passado, 37,7 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais. A expectativa de vida no país subiu para 76,8 anos,  segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto de lei tem valor e é importante, pois a redução de impostos poderá colocar mais pessoas acima de 60 anos no mercado e provar que esta faixa da população pode trabalhar como qualquer outra pessoa de qualquer idade. Com ou não qualidade, desempenho e resultados. Pois o que define a performance não é a idade e sim qualificação contínua, disposição, conhecimento e experiência. 

Se achou importante, por favor, curta e compartilhe! Nós agradecemos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *