Saiba tudo sobre a PROVA DE VIDA do INSS e evite cancelamento dos seus benefícios previdenciários

Posted by
Se o beneficiário não puder comparecer a agência por motivos de saúde ou problema de locomoção, como será realizada a PROVA DE VIDA? Veja a resposta para esta e outras dúvidas
 
 Por Michelly Siqueira, advogada e Coordenadora Geral do Projeto Alô Doutora
 
A PROVA DE VIDA é um Procedimento de atualização cadastral para comprovação de vida dos Beneficiários do INSS realizado anualmente pelas Instituições Financeiras pagadoras dos benefícios previdenciários.   
 
Muitas dúvidas sobre o tema ainda existem, por isso resolvi fazer um apanhado geral das principais dúvidas recebidas e responde-las para que assim nenhum beneficiário tenha seu benefício bloqueado por falta de informação.
 
Vejamos :
 
1) O QUE É PROVA DE VIDA?
Procedimento de atualização cadastral para comprovação de vida dos Beneficiários do INSS realizado anualmente pelas Instituições Financeiras. 
 
2) PORQUE É NECESSÁRIO REALIZAR A PROVA DE VIDA?
A Resolução INSS/PRES Nº 141, de 02 DE MARÇO DE 2011,determina a realização do procedimento para garantir a regularidade dos pagamentos dos benefícios, é obrigatório e quem executa (atualiza esses cadastros ) é a instituição financeira pagadora dos benefícios previdenciários.   
 
3) OS APOSENTADOS SÃO COMUNICADOS? E DE QUE FORMA ACONTECE ESTA COMUNICAÇÃO?
Sim. Os beneficiários já foram comunicados através do Extrato Mensal, Site do Banco. Além disso, será enviado um aviso para todos os beneficiários que estiverem pendentes de realizarem a Prova de Vida.
 
4) QUAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DE VIDA?
 Documento de identificação oficial com foto (ex. Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH e etc.) 
 
5) Onde compareço para realizar A PROVA DE VIDA? Em qualquer agência de seu banco.
 
6) SE O BENEFICIÁRIO NÃO PUDER COMPARECER A AGÊNCIA POR MOTIVOS DE DOENÇA OU PROBLEMA DE LOCOMOÇÃO, COMO SERÁ REALIZADA A PROVA DE VIDA?
 O procedimento poderá ser realizado por um procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social (APS), munido de uma Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.
 
É importante deixar claro que existem casos, que a procuração não servirá , como é o caso do Alzheimer, pois a pessoa diagnosticada não pode transferir poderes para outra ,sendo necessária a interdição.
 
7) E se a pessoa foi diagnosticada com Alzheimer e não tem mais discernimento de seus atos de vida civil, como realizar a prova de vida ? 
Neste caso é necessário começar um processo de interdição, para obter a curatela do ente querido , pois ele já não responde mais por seus atos. Escrevi sobre a CURATELA em alguns posts atrás .
 
8) E se eu não realizar a PROVA DE VIDA ? 
Os beneficiários que recebem seus pagamentos por meio de crédito em conta corrente/poupança ou cartão magnético e que não realizarem a renovação de prova de vida terão seus créditos bloqueados pelo INSS. 
 
9) Tenho algum prazo para Realizar a PROVA DE VIDA ?
Sim , a partir da data informada pelo INSS, fique de olho nos comunicados que chegam em casa , aqueles que rasgamos pois achamos que é propaganda e nos extratos bancários, você terá 60 (Sessenta Dias ) para realizar a atualização cadastral. Caso não tenha realizado e tiver seu beneficio bloqueado deverá comparecer ao INSS para Regularizar.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *