Avós devem ser incluídos na rotina dos netos, diz orientadora educacional

Posted by
Essa relação permite que as crianças tenham a noção de velhice, incentiva o respeito, a solidariedade e o cuidado com os mais velhos

 

Redação Plena

 
Quem nunca ouviu a frase: avós estragam os netos? Mas, será que o papel dos avós é somente este? Será que as famílias não podem incluir a participação deles na vida escolar dos netos, por exemplo? 
 
De acordo com a pedagoga Guadalupe Cainzos, orientadora educacional da Escola Eduque, o convívio das crianças com os avós propicia segurança e afeto, fatores fundamentais para o desenvolvimento da criança.  “É uma relação de conforto e amor, importante para a infância e para a vida.  Esta proximidade beneficia muito os netos, que são estimulados de outra forma, em outro ambiente, ampliando as relações familiares e também o repertório de conhecimentos”, explica. 
 
Ainda segundo a orientadora, o contato entre ambos promove prazer e aprendizagem devido à transmissão de experiências e vivências que só a idade pode oferecer.   A verdadeira e real presença dos avós faz a diferença na vida dos netos.
 
Sobre como aproveitar esta interação e inserir os avós  na rotina escolar das crianças, Guadalupe explica que cada família planeja a vida de maneira diferente e, atualmente existem muitos avós ativos, que trabalham, têm compromissos e responsabilidades. Eles se sentem dispostos e participativos integrando-se com facilidade às tarefas e obrigações do dia a dia moderno. “Observamos que a maioria das famílias ouve as opiniões e aceita as contribuições dos avós, de forma efetiva, no acompanhamento direto da formação e educação de seus filhos e em sua rotina escolar”, diz a orientadora.
 
Para que os avós possam estar mais inseridos na rotina escolar dos netos, aqui vão algumas dicas da Escola Eduque para os pais:
 
Incentivar os filhos a partilhar as suas conquistas escolares com os avós.
Mostrar as fotos dos colegas e de eventos escolares que participaram.
Contar quais são as suas brincadeiras preferidas na escola e incentivar que conversem sobre as brincadeiras dos avós na infância.
Mostrar e contar para os avós quais os livros e leituras preferidas. 
Contar para eles como é a rotina escolar e quais são os melhores amigos.
Convidar os avós para os eventos da escola.
 
Os benefícios desta relação 
 
Os benefícios da relação das crianças com os avós são inúmeros.  Elas crescem mais felizes quando convivem na infância com essas pessoas mais experientes, que incentivam o amor, sentimentos de afetividade, história de vida e aprendizagem.  Essa relação permite que as crianças tenham a noção de velhice, incentiva o respeito, a solidariedade e o cuidado que devemos ter pelos mais velhos. 
 
Para os avós que visam iniciar uma relação mais próxima à vida escolar dos filhos, a Eduque indica: 
 
Ser presente na vida dos netos: ligar, visitar, convidar para um passeio, etc.
Participar e interessar-se pela vida escolar, valorizando as conquistas.
Transmitir suas experiências e conhecimentos de vida para eles.
Ler livros e contar histórias.
Propor jogos educativos.
Levá-los a passeios divertidos e culturais. 
Conversar, opinar e ouvir o que eles relatam, seus gostos, anseios e desafios.
Contribuir através do convívio na formação dos valores.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *