“Cochilo após o aprendizado é fundamental para a retenção de informação”, afirma neurocientista

Posted by
 
Assim como a atividade física, cuja prática pode gerar novos neurônios (neurogênese), o sono é fundamental para a boa memória

 

Redação Plena

 
Assim como a atividade física, cuja prática pode gerar novos neurônios (neurogênese), o sono é fundamental para a boa memória. Segundo  o neurocientista brasileiro Stevens Rehen, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, tirar um cochilo logo após o aprendizado tem um impacto muito grande na retenção de informação. “A falta do sono tem consequências para a memória porque o cérebro se reorganiza durante o sono”, acrescenta ele.
 
O especialista cita um estudo recente de colegas brasileiros da UFRN que comprova que uma pessoa precisa dormir para aprender, que o sono não é só questão de descanso, tem a ver com a retenção da memória. 
 
Na opinião dele, “a privação do sono é um grande problema social da atualidade. Nos últimos 50 anos,  temos reduzido consideravelmente o tempo de sono. Hoje, a média de sono é de 6 horas, quando deveria ser de, no mínimo, 7 horas por noite. Isso acaba comprometendo muito o aprendizado”, alerta.
 
 
 

Deixe um comentário