Cursos para terceira idade nas universidades trazem muito mais do que aprendizado: “as aulas me ajudam a fugir da solidão”

Posted by
Compartilhar experiências, convívio intergeracional, aumento do círculo social, aprender e ensinar coisas novas são apenas alguns dos ganhos de quem decide voltar para a sala de aula

 

Por Mariana Parizotto

 
Desde o começo de fevereiro, Dalva Chiarinelli Vila, de 71 anos, é frequentadora assídua da Universidade Metodista de São Paulo. Foi lá que ela aprendeu a navegar na internet, mexer no computador e entrar no Facebook pelo celular. Agora, o novo hobbie é a ginástica. “Preencho minha semana inteira com atividades. Faço muitas coisas para fugir da solidão”, conta a senhora que perdeu o marido há dois anos.
 
Dona Dalva é uma das 199 pessoas que se inscreveram, no primeiro semestre de 2015, em algum curso oferecido pelo Programa Aquarela, da Metodista. “O nosso objetivo é promover a experiência intergeracional e trazer a terceira idade para o ambiente acadêmico, por meio de oficinas que promovem atividades físicas, cognitivas e sociais”, explica Cláudia Cezar, coordenadora do programa.
 
Mais do que aprendizado, os participantes do Programa Aquarela buscam novas amizades e possibilidades, “são pessoas que acreditam que estão em mais uma fase da vida e não na última fase da vida. Querem compartilhar experiências, aumentar o círculo social, aprender coisas novas e ensinar também. Temos o caso de um senhor, que era aluno, e passou a ser professor, ensinando os colegas a construir casinhas com folhas de revistas velhas”, relata Cláudia.
 
O Programa, que possui alunos desde 60 anos até 94, tem o seguinte lema: “enquanto você tem vida, você tem o que aprender e ensinar”. 
 
Dos cursos oferecidos, Informática e Cultivo da Espiritualidade são os que têm mais procura. Como o Programa utiliza a infraestrutura e os profissionais da própria Metodista, os organizadores conseguiram manter a gratuidade de todas as oficinas e atividades. Os participantes levam apenas dois litros de leite para fazer a inscrição. Clique e saiba mais.
 
Diversas outras Universidades de São Paulo possuem programas destinados à terceira idade. Na próxima semana, disponibilizaremos um guia com todas as instituições de ensino que abrem suas portas para o público +60.
 
E se você não é de São Paulo e tem interesse em fazer algum tipo de curso, envie um e-mail para mariana@lyderis.com.br para podermos ajudá-lo.
 
 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *