Estimulação cognitiva para idosos: curso acontece em agosto em São Paulo. Veja como participar.

A estimulação cognitiva e motora é um processo de mudança que visa estimular e, em alguns casos, reabilitar as funções físicas, psicológicas e sociais do indivíduo. Nos idosos, tem como objetivo de ajudar pacientes e familiares a conviver ou superar os déficits cognitivos e as limitações emocionais e motoras, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida, incluindo melhor interação social.


Ocupa-se especificamente do estímulo das funções mentais complexas (memória, linguagem, funções executivas e visuoespaciais). A estimulação cognitiva e motora é parte essencial da reabilitação e manutenção das habilidades gerais, é uma intervenção ampla, envolvendo não apenas a realização de tarefas escritas, mas também a família, profissionais envolvidos quando houver e o ambiente do paciente seja idoso ou não.

SOBRE A OFICINA

A oficina é ministrada para profissionais que trabalham com idosos ou gerenciam profissionais (cuidadores de idosos com curso de formação já concluído, Enfermeiros Gerontólogos, Geriatras, Terapeuta Ocupacionais, Psicólogos ligados a trabalhos com idosos, Gerontólogos, Gerontologistas, Educadores Físicos, Fisioterapeuta de idosos) profissionais capacitados na demanda.

METODOLOGIA DA OFICINA
A oficina é ministrada em dois módulos em um dia. O primeiro módulo trabalha toda a parte teórica de Estimulação Cognitiva e de Estimulação Motora aplicada ao idoso, seja ele com quadros de demência e ou Alzheimer avançados ou no início. Idosos com grau de dores musculares por falta de estímulos motores, ou idosos ativos para que retardem esses processos que venha a acontecer.
O segundo módulo é a criação de matérias de baixo preço no mercado para uso no dia a dia estimulando os idosos, são matérias feitos com copos e colheres de festas infantis, eva e outros. Tudo de uma forma que possa reciclar-se para várias atividades, o despertar da criatividade de cada participante.

CURSO MINISTRADO POR
Francisco Fabrício Firmino de Oliveira

CURRICULUM ACADÊMICO E PROFISSIONAL

Psicólogo pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Especialista em Gestão com Pessoas e Psicologia Organizacional pela UNIPÊ. Pós – Graduado Sobre Envelhecimento – Geriatria Prática no Hospital da Universidade de Coimbra –Portugal. Pós Graduado em Gerontologia pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Mestrando em Gerontologia pela FUNDACIÓN UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA – FUNIBER. Vice Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI – João Pessoa –PB. Palestrante nos estudos da Longevidade. Ministrante de aulas para curso de cuidadores de Idosos – UFPB. Ministrante do módulo Estimulação Cognitiva e Motora parte Teórica em Pós Graduação de Gerontologia.

O curso acontecerá na Akalanto Cuidadores, para saber mais e se inscrever acesse aqui

Deixe um comentário