Feira de artesanato traz opções de cursos para quem quer aumentar a renda ou usar a arte como hobby e terapia

Posted by
Entre os dias 12/07 (exclusivo para lojistas) e 17/07, os visitantes que forem ao São Paulo Expo poderão aprender  a fazer desde uma flor de papel com dobradura até um barrado bordado perfeito
Redação Plena
 
No dia 13 de julho, quando os portões do São Paulo Expo se abrirem para a Mega Artesanal, a cena dos últimos dez anos deve se repetir: milhares de pessoas entrarão rapidamente em busca de um dos inúmeros cursos, workshops, demonstrações ou oficinas que tradicionalmente são oferecidos pelos expositores. “Recebemos anualmente cerca de cem mil visitantes. Muitos só querem conhecer as novidades em insumos, máquinas, acessórios, técnicas, peças prontas etc., e outros querem aproveitar a oportunidade única de, num mesmo lugar, comprar tudo o que precisam para fazer seus trabalhos. Mas, sem dúvida, uma grande parcela de visitantes quer fazer algum curso, que é um ponto forte da Mega Artesanal”, diz a idealizadora e diretora da feira, Rita Mazzotti. Em dez anos de feira, lembra Rita, mais de cem mil cursos já foram ministrados, a maioria de graça.
 
Este ano, a expectativa é de atender um público ainda maior e mais ávido por aprender a fazer algum trabalho manual. “Há 11,4 milhões de desempregados no Brasil e muita gente está procurando uma alternativa ao trabalho formal. Mesmo quem está empregado, às vezes precisa completar a renda pois  o salário não é suficiente, ou tem recomendação para  fazer artesanato como  terapia ou hobby para aliviar a pressão e a tensão do dia a dia”, justifica Rita.
 
No estande da Filiperson, por exemplo, o visitante encontrará uma variedade enorme de papeis especiais e texturizados e ainda poderá  fazer oficinas de  origami e quilling, com 40 minutos, ou cursos rápidos de dobraduras de flores, com 20 minutos. Tudo grátis. É só chegar no estande e fazer a inscrição.
 
Também de graça e durante todos os dias de Mega Artesanal, serão os cursos oferecidos no estande da Plastcover. Basta chegar 30 minutos antes de cada curso, se inscrever e aprender a fazer um porta celular, uma caixa de madeira, ou uma carteira com espelho. Além de aprender a técnica – que depois pode ser reproduzida de acordo com a criatividade – o visitante leva a peça criada durante o curso.
 
Alguns cursos são pagos, mas, mesmo assim,  segundo Rita, vale a pena. “Além de muitos cursos serem exclusivos da feira, os preços são menores do que os cobrados fora da Mega”, afirma.
 
No estande do ateliê Agradinho Mágico, por exemplo, todos os dias em dois horários – às 13h e às 16h – será possível aprender a fazer um unicórnio ou um ursinho de feltro e levar o mascote para casa, pagando apenas pelo kit de material, que inclui o tecido e uma régua.
 
Já quem quiser aprender a fazer patchwork ou bordar à máquina, por exemplo, encontrará no estande da Sun Special, por exemplo, uma agenda variada. Especializada no comércio e na distribuição de máquinas de costura, corte, bordado, passadoria, peças de reposição, acessórios etc., a Sun Special ensinará desde a fazer uma capa em tecido para um caderno ou agenda até um barrado de bordado Inglês com emendas perfeitas (bordado eletrônico). A agenda completa com horários, preços, material necessário  e inscrições está em  http://www.sunspecial.net.br/workshop-mega-artesanal-2016.
 
Além de cursos, quem for à Mega Artesanal 2016 encontrará novidades de 338 expositores. Há desde máquinas, ferramentas, acessórios e insumos até peças prontas para uso pessoal ou para casa. A feira também terá dez exposições.
 
Serviço: Mega Artesanal 2016
 
Dias e horários: 12 de julho (só imprensa e lojistas) das 11h às 19h
 
13 a 16 de julho (aberto ao público) das 11h às 19h
17 de julho (aberto ao público) das 11h às 17h
 
Local: São Paulo Expo
 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
 
Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada
 
Transporte: gratuito da estação Jabaquara do Metrô, todos os dias de evento, das 10 às 19 horas.
 
Proibida a entrada de menores de 12 anos
 

Deixe um comentário