Mercado de trabalho reconhece o valor da terceira idade e emprega cada vez mais

Posted by
Consultoria é uma das áreas mais ocupadas pelos idosos

 

Por Jaqueline Santos

 

Mesmo com o aumento do desemprego nos últimos meses, pessoas com  60 anos ou mais são as que encontram emprego com facilidade.  Segundo o estudo realizado pela Folha de São Paulo, o total de pessoas da terceira idade que ocupam vagas aumentou 6,8% entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período de 2013. Esta faixa etária foi a que mais avançou, mais de cinco vezes a média que é de 1,1%. A taxa de desemprego  na terceira idade também caiu, de cada 100 pessoas que procuraram vaga, apenas 2 não acharam vaga.  
 
Os motivos do aumento desta demanda são: o envelhecimento da população, a procura por mão de obra mais qualificada e com experiência e as regras para aposentadoria que penalizam quem para de trabalhar mais cedo. “Desde 2010, o olhar das empresas para a terceira idade tem mudado. Hoje, por exemplo, um profissional com 60 ou mais pode contribuir muito em uma pequena empresa, devido à sua experiência”, explica Melina Graf, gerente de transição de carreira da Thomas Case & Associados. 
 
Com o aquecimento do mercado para a terceira idade, as possibilidades também aumentaram, e um dos cargos mais ocupados pelos idosos hoje é o de consultoria, no qual o profissional pode colocar à disposição da empresa toda a sua experiência. 
 
A especialista aconselha os idosos a continuarem ativos e buscando o aperfeiçoamento. “É importante participar de cursos, ter contatos com os jovens e manter o networking”, diz Melina. Outra dica importante dada pela gerente, é o cuidado com a saúde e com a aparência. “As empresas gostam que os funcionários estejam com um aspecto saudável, e caso a saúde a aparência sejam deixadas de lado, as portas podem se fechar”, explica. 
 
Para quem almeja a recolocação profissional, a dica é acompanhar o mercado e identificar a demanda. “Com o início do prazo para a entrega do imposto de renda, muitas empresas estão precisando de contadores e esta é uma ótima oportunidade para quem tem experiência na área voltar a atuar no setor”, fala Melina. 
 
Entre as vagas mais ocupadas pela terceira idade estão: corretores de imóveis, motorista, como também profissionais das áreas de varejo, finanças e contabilidade.
 
Mesmo com o aumento da demanda, o preconceito ainda existe e cabe à terceira idade mostrar que hoje um idoso de 60 ou mais pode tudo sim, inclusive trabalhar.  
  
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *