Portal Plena

“Plena na Escola”: projeto debate a transição demográfica com alunos do ensino médio

Falar com os estudantes do ensino médio sobre a transição demográfica brasileira. Levar a discussão para a sala de aula, interagir com alunos e professores, promover a reflexão e ampliar esse debate mais que necessário: essa  é a base do nosso projeto ‘Plena na Escola’ .

Ana Claudia Vargas

Estudantes interessados, perguntas estimulantes, um cenário que favorece a discussão,  assim têm sido os debates do projeto Plena na Escola : uma conversa franca e aberta sobre a velhice.

Na verdade, estes debates tem sido  mais parecidos com conversas  nas quais o economista Wanderley Parizotto (criador deste portal) fala aos estudantes sobre o rápido envelhecimento da população brasileira, sobre suas consequências e a necessidade de se envelhecer de forma autônoma em todos os aspectos.

 

Imagens do debate na Escola Tenente Marques em Cajamar (SP).

Segundo Parizotto ” a ideia é discutir o assunto com alunos do ensino médio e inseri-lo em alguma atividade acadêmica que esteja ocorrendo. A discussão demora, em média, uma hora. Todos  os temas abordados são ilustrados e respaldados em dados do IBGE. Procuramos sempre fazer paralelo com a necessidade da leitura, conhecimento matemático, histórico, sociológico, filosófico e etc. fundamentais para a capacitação contínua ao longo da vida. Nossa intenção é levar este debate para escolas do Brasil inteiro”.

O projeto Plena na Escola : uma conversa franca e aberta sobre a velhice conta com o apoio da Jandaia (fabricante de cadernos e artefatos de papel).

Abaixo você também assiste um vídeo no qual o projeto é apresentado para diretores de escolas:

 

Se você é educador, supervisor de ensino, diretor (etc.) ou simplesmente tem interesse em saber mais sobre nosso projeto, entre em contato no ana.vargas@portalplena.com (11) 99843-9381 ou  wanderley@portalplena.com (11) 994153-7528.