Rede Cidadã, de MG, já inseriu mais de 200 idosos no mercado de trabalho. Saiba mais

Posted by

Programa focado exclusivamente no público sênior capacita idosos para retomada de carreira

Redação Plena

Perto de completar dois anos de atuação, o programa Rede Sênior, inciativa da Rede Cidadã, já inseriu mais de 200 sêniores (pessoas com mais de 50 anos) no mercado de trabalho mineiro. O Rede Sênior tem o objetivo orientar pessoas mais velhas  para o mercado de trabalho, seja através de contratação por CLT ou atuação empreendedora – e há também a opção de orientá-las para o trabalho voluntário, de maneira que venha possibilitar o processo de envelhecimento bem-sucedido, longevo, saudável e sustentável. A retomada de uma vida ativa e a possibilidade de obtenção de renda são fatores que incentivam os sêniores a buscar, cada vez mais, seu espaço no mercado de trabalho.

 Inserir essa faixa etária no mundo profissional é uma atividade ainda pouco explorada, mas que se faz extremamente necessária, já que o Brasil caminha para se tornar um país de idosos. Basta conferir as perspectivas de envelhecimento: dados oficiais do IBGE apontam que, até 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos no Brasil. No mesmo levantamento, o IBGE demonstra que a participação de pessoas da melhor idade na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.

 Desde dezembro, profissionais maduros de Belo Horizonte e região puderam integrar o quadro de funcionários de empresas dos ramos de varejo, saúde visual e telesserviços. Para alcançar isso, a Rede Cidadã oferece capacitação profissional gratuita. Ao término do curso, encaminham estes profissionais recém-capacitados para vagas disponíveis em empresas que são parceiras da organização.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Além da capacitação técnica, os profissionais da Rede Cidadã realizam um acompanhamento completo do sênior através do Plano de Vida e Trabalho: durante o processo de atendimento, são discutidas questões envolvendo sua vida familiar e social, seu histórico profissional e de saúde, e suas expectativas em relação ao futuro. Com esse atendimento de amplo alcance, a Rede Cidadã reforça seu compromisso de aliar vida e trabalho como um só valor. Fernando Alves, diretor executivo da Rede Cidadã, destaca  esse valor afirmando que o trabalho é uma força propulsora de mudança na vida do indivíduo: “queremos que as pessoas conquistem a cidadania pelas próprias mãos. E isso é alcançado através do trabalho”, ressalta.

O Rede Sênior conta também com outro importante pilar: o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) que é voltado para atender empresas e funcionários que se preparam para encerrar suas atividades profissionais.

Dentro do grupo atendido no Rede Sênior, dois casos chamam a atenção: Efigênia Eustáquio da Silva Chaves, 62 anos, foi uma das primeiras contratadas e é uma entusiasmada recepcionista em um grupo varejista de BH. Já Maria das Graças Esteves Barbosa, 61 nos, entrou no programa sofrendo de depressão, mas hoje tem motivos para comemorar: graças ao trabalho iniciado através do Rede Sênior, conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho e, poucos meses depois, foi liberada do uso de remédios como parte de seu tratamento.

Deixe um comentário