SESC Belenzinho anuncia cursos de artesanato, uso da internet etc. para os 60+

Programação de CURSOS e OFICINAS/ Sesc Belenzinho – Setembro/2018

 

Curso: Fuxicando

Com Giane Jacobson

Os participantes aprendem a técnica de costura manual fuxico, no formato de flores com pétala redonda, pétala com bico, fuxico redondo e fuxico hexagonal.

Giane Jacobson: Estudou editoração na Faculdade Anhembi Morumbi. Sua paixão é o artesanato e desde os 15 anos fazia cursos, aprendendo várias técnicas e aprimorando os seus conhecimentos. Vinda de uma família de crocheteiras e costureiras – com quem também aprendeu a arte – ao longo dos anos foi buscando aprimoramento. Ministrou cursos em várias entidades, ateliês, igrejas e hospitais, como o Hospital São Paulo.

Local: Oficina I. Duração: 4 encontros. Grátis. Acima de 12 anos.

Até 03/10. Quartas, das 14h às 17h.

Curso: Renda de Bilro

Com Gabriela Cherubini

 

Renda de bilro – imagem – divulgação SESC

Neste curso, o participante desenvolve a criatividade e busca, por meio desta tradição do séc. XV, o pensar no modo do fazer manual em contratempo com a sociedade efêmera que vemos nos dias de hoje, trazendo e instigando a pensar sobre processos criativos e seus processos de produção.A oficina tem o propósito de instigar o fazer manual levantando suas memórias e a discussão sobre os processos criativos e seus meios de produção. São aprendidos pontos básicos e possibilidades de misturas no bilro. Os participantes desenvolvem projetos pessoais.

Não é necessário conhecimento prévio na técnica.

Gabriela Cherubini: Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Figurinista, integrante do ateliê G>E, desenvolve figurinos para teatro, cinema, dança, coordena o projeto Ateliê Vivo e ministra aulas de corte, costura, modelagem, processo criativo e renda de bilro. Em sua produção autoral utiliza renda de bilro e desenhos para transpor suas inquietações. Mantém um blog de anotações cotidianas. (odetecadilaque.wordpress.com).

Duração: 12 encontros. Local: Oficina II. Livre. Grátis.

Até 28/11. Quartas, das 14h às 17h.

 

Curso: Vivências Têxteis: Aprofundamento de Técnicas no Tear de Pente Liço

Com Tiyoko Tomikawa

O curso apresenta técnicas tradicionais e contemporâneas de tapetes. Os participantes têm acesso à teoria e à prática nas urdideiras e teares de pente liço. São abordadas técnicas como Soumack, Kilin, Smirma, Nó turco, emendas e acabamentos.

Tiyoko Tomikawa: Ministra aulas de Arte Têxtil em teares manuais desde 1983. Com experiências na área aplicada e também artística. Participou de diversas exposições e treinamentos. Restaurações de Tapetes e Tapeçarias dos Palácios Bandeirantes em São Paulo e Boa Vista em Campos do Jordão – SP. Reprodução das Obras da Artista Charlotte Johanenssom para a 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva.

Duração: 14 encontros. Local: Oficina II. Acima de 14 anos. Grátis.

Até 14/12. Sextas, das 14h às 17h. (Exceto em 12/10 e 16/11)

 

Curso: Renda de Bilro – Aprofundamento

Com Gabriela Cherubini

Neste curso, o participante desenvolve a criatividade e busca, por meio desta tradição do séc. XV, o pensar no modo do fazer manual em contratempo com a sociedade efêmera que vemos nos dias de hoje, trazendo e instigando a pensar sobre processos criativos e seus processos de produção.

A oficina tem o propósito de instigar o fazer manual levantando suas memórias e a discussão sobre os processos criativos e seus meios de produção. Os participantes desenvolverão projetos pessoais.

Necessário conhecimento prévio na técnica.

Gabriela Cherubini: Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Figurinista, integrante do ateliê G>E, desenvolve figurinos para teatro, cinema, dança, coordena o projeto Ateliê Vivo e ministra aulas de corte, costura, modelagem, processo criativo e renda de bilro. Em sua produção autoral utiliza renda de bilro e desenhos para transpor suas inquietações. Mantém um blog de anotações cotidianas. (odetecadilaque.wordpress.com).

Duração: 12 encontros. Local: Oficina I. Acima de 14 anos. Grátis.

Até 06/11. Terças, das 10h às 13h.

Curso: Dicas e Truques para o Uso da Internet

Com Francisco Arlindo Alves

Série de bate-papos em que os participantes podem compartilhar experiências, tirar dúvidas e conferir dicas sobre recursos básicos do computador e da internet.

Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos e oficinas com foco em criatividade no SESC Belenzinho e outras instituições. Participou de exposições no Brasil e exterior com trabalhos no campo da arte e tecnologia. Tem atuado no desenvolvimento de ações em espaços públicos de São Paulo nos campos da arte, design e criatividade.

Grátis. Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Não recomendado para menores de 18.

25/09 a 04/10. Terças e quintas, das 16h às 18h.

Serviço

 Sesc Belenzinho

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000

Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

www.sescsp.org.br/belenzinho

fonte: Verbena Comunicação

Deixe um comentário