USP oferece milhares de vagas gratuitas para a terceira idade. Veja como se inscrever.

Idosos podem se inscrever em disciplinas da graduação e em atividades como cursos, excursões e práticas esportivas.

A USP abre inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2018 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). Em sua 48ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza 4.743 vagas, divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos.

Ao mesmo tempo em que amplia as vagas e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade, o programa vem se posicionando como um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento ativo, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

“Neste semestre daremos continuidade à nossa parceria com a Unibes Cultural, com um novo ciclo de debates com temas relevantes para o envelhecimento, como Sexo na terceira idade, Co-housing (compartilhamento habitacional), Tecnologia e terceira idade e Uso de drogas lícitas e ilícitas na terceira idade”, relata o médico Egídio Dórea, coordenador do programa.

Com o intuito de trazer novas experiências para os participantes do programa, a Uati firmou uma parceria com a rede de longevidade Lab 60+ e também trará duas campanhas com temas relevantes para os idosos.

“Formamos uma nova parceria com a rede Lab 60+ que prevê a realização de encontros onde os frequentadores das mais diferentes gerações vão trocar suas ideias sobre novas propostas de trabalho e formação de network. Ainda neste ano, lançaremos duas campanhas, uma sobre resiliência – capacidade de enfrentar as adversidades – e outra sobre idadismo (ageism) – preconceito e discriminação para com os idosos”, informa Dórea.

Atividades

Ciência Política, Contabilidade Introdutória, Gestão da Qualidade, História da Música, Instituições de Direito, Introdução à Astronomia, Técnica Publicitária e Tecnologia e Gestão da Produção de Obras Civis: Edifícios estão entre os 347 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Dança Circular, Ginástica Adaptada, Musculação, Pilates e Equilíbrio e Treinamento Funcional.  Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Alimentação Saudável do Corpo e da Mente, Artesanato, Criação e Produção de Vídeo, Oficinas de Nutrição, Oficinas de Memória e Teatro e Dança.

Em 2018, a Uati irá realizar o II Dia do Calouro Uati USP, que contará com relatos de docentes e discentes sobre sua experiência na Universidade Aberta à Terceira Idade, com a participação dos parceiros, apresentação musical e o lançamento do Manual do Calouro Uati USP.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 24 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e é realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

Universidade Aberta à Terceira Idade

Relação completa de atividades: disponível no site prceu.usp.br/3idade.

Inscrições para disciplinas regulares: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada.

Inscrições para as atividades complementares: cada unidade define seu calendário de inscrição, portanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.

Elcio Silva / Comunicação Institucional – PRCEU / foto de abertura: Natália Dourado

Deixe um comentário