Você tem mais de 50 anos e quer aprender um novo idioma? Listamos 5 razões que vão estimular você a seguir com esta ideia!

Sabia que após os 50 anos o aprendizado de uma nova língua pode ser feito de forma mais rápida e prazerosa?

Novos estudos estão provando o tempo todo que, não importa a idade, as pessoas são capazes de reter novos vocabulários, aprender novas estruturas gramaticais e desenvolver, em geral,  novas maneiras de aprendizagem. Estas pesquisas também mostram que, sob muitos aspectos, as pessoas mais velhas têm vantagens sobre as mais jovens quando se trata de aprender novos idiomas.  

1 – Os adultos aprendem melhor e mais rápido em comparação com crianças

Anos atrás, acreditava-se  que uma vez que se chegasse aos 50 anos, aprender um novo idioma se tornaria incrivelmente difícil. Mas novos estudos e pesquisas continuam a provar que esta teoria está errada e que os adultos não apenas têm a capacidade de compreender um novo idioma (assim como as crianças o fazem) como também podem aprendê-lo de forma aprimorada e mais rápida.

2 – A chave para aprender com sucesso um idioma é a motivação e não a idade

A vantagem aqui é que os alunos adultos normalmente desejam aprender, enquanto as crianças são forçadas e, portanto, tendem a se distrair. Escolher aprender um novo idioma quando se é adulto pode significar, portanto,  que se está mais entusiasmado e assim as lições serão apreendidas de forma mais fácil.

3 – O cérebro de uma pessoa mais velha é tão capacitado quanto  o de um jovem

O treinamento pode inclusive, mudar o cérebro após algumas sessões. É claro que quanto mais treinamento houver, melhores serão os resultados, pois o cérebro é uma estrutura altamente dinâmica que pode mudar internamente a partir de novas experiências.



4 – A arte do aprendizado autodirigido é controlada

Uma pessoa mais velha já aprendeu a como aprender ou seja: não está começando do zero. Sabe quais são as estratégias de aprendizado mais eficazes e adequadas para si mesma e não está disposta a perder tempo com métodos que não funcionam.

5 – Simplesmente há a necessidade de aprender de uma maneira diferente

Os alunos adultos precisam aprender de forma diferente. Talvez isto signifique  que serão mais lentos e menos ágeis  que os mais jovens, mas como vimos, existem outros benefícios. Após os 50 anos temos que aproveitar as vantagens mencionadas acima  e transformá-las em novas estratégias de aprendizado.

(Artigo publicado originalmente no site Totalidade e adaptado pela equipe do  Plena)

Deixe um comentário