Beleza & Maturidade – Ser a estrela de sua própria vida: a decisão que mudou a vida de Veronica

Eu sou Veronica Scavone, 63 anos. Sou modelo e professora de novas modelos maduras. Porém, nunca tinha feito isso há até seis anos atrás!”

Ana Vargas

Assim começa a descrição que Veronica fez de si mesma para esta matéria. Formada em biomedicina,  casada com um médico psiquiatra há 40 anos e mãe de dois filhos adultos, a paulista Veronica enfrentou  há pouco tempo um momento difícil que, no entanto, mudaria sua vida para melhor.   Naquela época, ela morava em Mogi das Cruzes, cidade da grande São Paulo, mas em razão do ocorrido,  a família se mudou para Santos, no litoral, e foi a partir daí que a vida de Veronica sofreu uma reviravolta.

É ela quem conta: “A partir  daí nossas vidas mudaram completamente. Minha filha já fazia carreira universitária e morava em São Paulo, mas meu filho acabou indo morar na Austrália onde está  até hoje. Eu e meu marido “mudamos “ para Santos. Digo “mudamos” porque não foi possível a mudança do consultório dele. Depois de muito tempo atendendo em um lugar, fica difícil começar tudo de novo em outro, onde não se é  conhecido por ninguém! Então, de repente, meu mundo, simplesmente,  desmoronou! Ficava quase sempre sozinha, numa cidade diferente,  sem conhecer ninguém, só chorava!  Meu marido só podia vir para casa nos finais de semana…”

Mas tudo iria mudar a partir de um convite que Veronica receberia de sua fisioterapeuta  para um chá beneficente no qual haveria um desfile de modas.

Segundo Veronica, ela ficou “admirada, pois a maioria das modelos era de mulheres maduras”. O convite seria tão proveitoso que, a partir dele, ela também começaria a desfilar, resgatando um antigo sonho adolescente. “Na minha adolescência tinha desfilado e, até ganhei um concurso de Rainha Nacional do Suéter. Mas, começar  isso agora, parecia impossível! De qualquer maneira fui atrás da escola de modelos, fiz o curso e agora sou eu quem dá as aulas para as mulheres”.

E isto foi somente o começo: tempos depois, ela se tornaria modelo profissional da Fifty Models, faria  comerciais e participaria de programas de TV. Ela também resolveu fazer um curso de extensão em Moda e o conhecimento da área a levou a se tornar consultora deste assunto e colunista de uma revista virtual, que, segundo ela, “ luta pela valorização e empoderamento da mulher madura”.

Feliz e realizada, Veronica faz questão de ressaltar que teve todo apoio do marido e dos filhos nestes novos projetos de vida e que as mudanças, a princípio, difíceis, fizeram com que se reinventasse e tornasse sua vida mais feliz e produtiva:   Nunca estive tão ativa como agora, mesmo estando aposentada. E vou continuar, pois sei que sirvo de exemplo, para muitas mulheres até bem mais novas que eu! ““, diz ela.

A história de vida de Veronica Scavone, mais uma da série ‘Beleza&Maturidade’,  é outra prova de que envelhecer é só mais uma etapa da vida e que vivê-la bem, de forma alegre e ativa (apesar dos pesares) é escolha de cada um de nós. Confira a entrevista que Veronica nos concedeu e inspire-se!

Veronica, você passou por situações  difíceis,  como você conseguiu forças para seguir em frente?

Fiquei muito triste, mas tinha que seguir em frente. Meu marido e meus filhos também me ajudaram muito dando todo o apoio necessário.

Fale sobre seus filhos…

Minha filha se chama Renata e vai completar 40 anos no próximo dia 29 de agosto. Meu filho se chama Fulvio e fez 38 anos no último dia 18 de agosto.

É muito estimulante saber que você, embora deprimida, não se entregou e foi atrás de uma mudança para sua vida. Fale mais sobre isso, por favor.

Não fiquei deprimida e sim triste por ver que a gente fica impotente diante de uma situação como essa. Toda a mudança veio por causa da minha vontade de viver. Quando meus filhos saíram de casa também fiquei, de repente, sem função! E não consigo ficar sem nada para fazer. Só que dessa vez resolvi que eu seria a estrela principal da minha vida.

De aluna, você passou a professora de modelos… Conte como ocorreu essa ‘promoção’.

Sou apaixonada por passarela. Desde criança participo de desfiles. Na adolescência também participei de vários desfiles. Ganhei as três etapas _ local, estadual e nacional _ do concurso “Rainha Santista do Suéter 1971” patrocinado, na época, pelas lãs fabricadas no Moinho Santista.  Depois casei, tive filhos e perdi contato com tudo isso. Já em Santos fui com uma amiga a um chá beneficente com desfile e vi que mulheres mais velhas também desfilavam. Encantei-me  e fui à Oficina de Modelos By Clô, que era a responsável pelo casting, para me matricular. A paixão foi tanta que fiz o curso por três vezes seguidas sempre tirando a nota máxima em todas as provas. Há cerca de um ano e meio a professora saiu, por problemas pessoais, e fui convidada a dar aulas. Ensino como fazer um desfile comercial, que é aquele feito para uma loja.

Quando meus filhos saíram de casa também fiquei, de repente, sem função! E não consigo ficar sem nada para fazer. Só que dessa vez resolvi que eu seria a estrela principal da minha vida.

Hoje quantas alunas você possui e qual a média de idade delas?

Nesse semestre tenho 16 alunas divididas em duas turmas e a média de idade delas é de 54 anos.

Quantos comerciais você já fez?

Fiz um comercial institucional para a VTV afiliada do SBT em Santos e  faço muitas gravações comerciais veiculadas pela TV Santa Cecília, canal 13 da NET Santos).  Pela Fifty Models estive no programa da Claudete Troyano – Santa Receita – veiculado pela TV Aparecida. Mas o que mais gostei de fazer, a convite da Maria Rosa, da Fifty Models, foi estar no programa do Ronnie Von falando sobre o tema “A vida depois dos 40”

 E os desfiles em Santos? São somente para modelos mais velhas? Acontecem mensalmente, anualmente…?

Durante o curso, que dura cinco meses, todos os alunos (crianças, jovens e mulheres) participam de três desfiles profissionais. Isso acontece duas vezes ao ano.  Fora isso existe os desfiles onde só entram mulheres como os feitos no Dia Internacional da Mulher. O desse ano foi uma junção de desfile com consultoria de moda.

Fale sobre ter se tornado consultora de moda. É uma área interessante? Estava nos seus planos?

Inicialmente fiz o curso de consultoria de moda mais para proveito próprio, pois como sempre gostei do assunto, queria melhorar meus conhecimentos. Porém, tive ajuda da minha amiga Clô novamente. A cada semestre é realizada a Conferência By Clô onde temos dois dias de palestras voltadas aos alunos sobre tudo o que envolve a vida de um (a) modelo desde nutrição, atividade física, o conhecimento do inglês e dicas de consultoria de moda.

Você diz que nunca foi tão ativa quanto agora: como é sua rotina?

Dou aulas às terças e quintas. As aulas são de duas horas cada. No resto da semana trabalho em consultorias particulares e nas mini consultorias que são feitas com as minhas alunas. Às sextas-feiras tenho aula no curso Avançado da By Clô.

Veronica, quando você percebeu que estava envelhecendo, qual foi sua reação?

Envelhecer é um processo natural. Não tem como escapar disso. Então o melhor é envelhecer com classe e aproveitar tudo para uma excelente qualidade de vida. Usar a sabedoria e continuar aprendendo sempre. Sua cultura e seus conhecimentos não podem ser tirados de você.

Que recado você daria para mulheres de sua faixa etária que estão deprimidas por estarem envelhecendo?

 Procurem por alguma atividade que sempre quiseram fazer, mas por algum motivo ou outro não fizeram, ou: “Meninas, façam o curso de modelos da Bi Clô”. Esse curso levanta a autoestima de qualquer uma!

(…) o melhor é envelhecer com classe e aproveitar tudo para uma excelente qualidade de vida. Usar a sabedoria e continuar aprendendo sempre. Sua cultura e seus conhecimentos não podem ser tirados de você.

Mais sobre a Verônica:

Rede Social: https://www.facebook.com/vescavone/

Sua coluna sobre Moda e Estilo na Top Loba https://www.toploba.com.br/conteudo-08-17

Este slideshow necessita de JavaScript.

One comment

  1. Profissional, elegante, chiquérrima…. Fui sua aluna no curso de Modelos Maduras da By Clo em santos ! É um curso transformador conduzido por Veronica com maestria, delicadeza, simplicidade e muita técnica!!! Gratidão, querida!! Que possamos voar sempre voos mais altos independente de números!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *