A inversão dos papeis no Alzheimer: dez anos separam estas duas fotos

Posted by

 

Muitas mulheres terão um Dia das Mães diferente neste domingo, mas não sintam-se desamparadas. Vejam a mensagem desta cuidadora

 

Redação Plena

A inversão de papeis é algo muito comum em famílias que vivenciam o Alzheimer. Filhos, sobrinhos e netos que cuidam de mães, pais, tios, tias, avós ou avôs. Neste Dia das Mães, Ana Maria Marques representa os milhares de cuidadores familiares que passarão a data desempenhando a função de dar carinho, zelar, alimentar, ter paciência, administrar os remédios, ouvir uma frase pela milésima vez, responder uma pergunta já respondida antes, checar a temperatura… Ana Maria é a principal cuidadora da mãe, dona Maria da Gloria, ou Glorinha para os mais chegados. Os primeiros sinais da demência surgiram em 2012, mas pioraram nos últimos dois anos.

Compartilhamos aqui a mensagem que ela escreveu para a mãe e para as filhas que tornaram-se mães das mães.

“Dez anos separam uma foto da outra. O brilho dos olhos se foi, os papeis se inverteram, mas estamos aí, para o que der e vier. Muita tristeza ao ver uma pessoa tão independente, tão cheia de vida, tornar-se tão dependente, tão frágil. Mas Deus me dá forças, paciência e vamos levando, com a ajuda dos meus anjos da guarda – meu marido e meu filho. Um beijo para todas as mães e para todas as filhas e filhos que se tornaram responsáveis por suas mães”.

Deixe um comentário