Manifesto incentiva pessoas acima dos 60 anos a serem protagonistas em todos os palcos da vida

Posted by
“Acreditamos que, em qualquer fase da vida, todos podem realizar seus desejos pessoais e profissionais, buscando autonomia, saúde e bem-estar; chamamos isso de Protagonismo”, diz um dos trechos. Veja como fazer parte deste movimento

 

Redação Plena

 
 Para promover um engajamento maior à causa do envelhecimento ativo, circula na internet um manifesto, idealizado pelo Lab60+, evento que reuniu recentemente mais de  1.700 pessoas em São Paulo. 
 
O documento é uma declaração à crença de um novo perfil do idoso, mais ativo e mais consciente do seu protagonismo para o desenvolvimento e construção de uma sociedade mais longeva.
 
Veja o que diz o manifesto:
 
"Estamos presenciando a revolução da longevidade. 
 
Vivemos cada vez mais. Precisamos manter a dignidade, cuidar da saúde e revitalizar o poder de realização. 
 
Acreditamos na diversidade de perfis e em estilos de vida que se sobreponham ao estereótipo do ser frágil, vitimizado e isolado depois dos sessenta anos. 
 
Confiamos na sabedoria adquirida na longevidade, e nas infinitas possibilidades que ela traz para contribuir de forma relevante com a sociedade. 
 
Acreditamos que, em qualquer fase da vida, todos podem realizar seus desejos pessoais e profissionais, buscando autonomia, saúde e bem-estar; chamamos isso de Protagonismo.
 
E esse protagonismo é fundamental no desenvolvimento de um mundo que respeite a todos; um mundo de cuidado recíproco.
 
Devemos agir como indivíduos que pensam como coletivo, construindo uma realidade que traduza os ganhos e benefícios de envelhecer.
 
Para nós, "Longevidade" significa que podemos viver mais e melhor.
 
E você, concorda?"
 
 
Veja também o vídeo sobre o manifesto e inspire-se:

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *