“Acreditamos que, em qualquer fase da vida, todos podem realizar seus desejos pessoais e profissionais, buscando autonomia, saúde e bem-estar; chamamos isso de Protagonismo”, diz um dos trechos. Veja como fazer parte deste movimento
Redação Plena
Para promover um engajamento maior à causa do envelhecimento ativo, circula na internet um manifesto, idealizado pelo Lab60+, evento que reuniu recentemente mais de 1.700 pessoas em São Paulo.
O documento é uma declaração à crença de um novo perfil do idoso, mais ativo e mais consciente do seu protagonismo para o desenvolvimento e construção de uma sociedade mais longeva.
Veja o que diz o manifesto:
"Estamos presenciando a revolução da longevidade.
Vivemos cada vez mais. Precisamos manter a dignidade, cuidar da saúde e revitalizar o poder de realização.
Acreditamos na diversidade de perfis e em estilos de vida que se sobreponham ao estereótipo do ser frágil, vitimizado e isolado depois dos sessenta anos.
Confiamos na sabedoria adquirida na longevidade, e nas infinitas possibilidades que ela traz para contribuir de forma relevante com a sociedade.
Acreditamos que, em qualquer fase da vida, todos podem realizar seus desejos pessoais e profissionais, buscando autonomia, saúde e bem-estar; chamamos isso de Protagonismo.
E esse protagonismo é fundamental no desenvolvimento de um mundo que respeite a todos; um mundo de cuidado recíproco.
Devemos agir como indivíduos que pensam como coletivo, construindo uma realidade que traduza os ganhos e benefícios de envelhecer.
Para nós, "Longevidade" significa que podemos viver mais e melhor.
E você, concorda?"
Veja também o vídeo sobre o manifesto e inspire-se: