Nostalgia no humor: 25 anos da morte do trapalhão Zacarias

Posted by
Mauro Faccio Gonçalves foi um dos humoristas mais divertidos e originais das décadas de 70, 80 e 90. Reveja a matéria especial exibida pelo Jornal Nacional no dia do falecimento do artista

 

Redação Plena

Há 25 anos, o Brasil se despedia de um dos humoristas mais divertidos e originais dos anos 1990. Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias, um dos integrantes de “Os Trapalhões”, morreu aos 55 anos, vítima de insuficiência respiratória.
 
Nascido na cidade de Sete Lagoas, o mineiro foi o último a entrar no grupo – do qual já faziam parte Renato Aragão, o Didi;  Manfried Santana, o Dedé; e Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum – morto em 1994, por conta de um transplante de coração mal sucedido.
 
Renato Aragão, que foi o responsável pela ida de Zacarias para o grupo, falou ao site da Globo sobre o ex-colega de palco. "A alegria, o riso e o carisma do Zacarias permanecem vivos na memória de todos nós, púbico, fãs, amigos e companheiros”, disse.
 
Além de Renato, Dedé também relembrou o colega humorista: “Zacarias foi uma peça muito importante nos ‘Trapalhões’. Sempre disse que ele era o grande ator do grupo. Ele criou um tipo e conseguiu mantê-lo até o fim”, declarou.
 
De Minas para o Brasil
 
Antes de ganhar fama com a carreira de comediante, Zacarias foi vendedor de sapatos e bancário. Neto de imigrantes italianos, ainda jovem se mudou para Belo Horizonte, onde começou a trabalhar na Rádio Inconfidência. Depois transferiu-se para a TV Itacolomi, onde participou de programas como "Tribunal de Calouros".
Já no Rio de Janeiro, se destacou em programas como "Times Square; "Vovó De Vilhe" e "Show Riso", da extinta TV Excelsior. Foi também ator de comédias teatrais e comerciais. Em 1970 ganhou o prêmio de ator revelação com a peça “A Dama do Camarote”.
 
Em 1974  integrou-se aos Trapalhões, participando de inúmeros programas de TV e filmes para o cinema. Em 1990 fez seu último longa-metragem: "Uma Escola Atrapalhada".
 
Zacarias foi casado durante 17 anos com a atriz Selma Lopes.
 
De acordo com o informações do Memória Globo, na época da morte de Zacarias Renato Aragão chegou a cogitar o fim do grupo. 
 
 Veja abaixo a matéria especial feita pelo Jornal Nacional no dia da morte do artista:

 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *