O que é chegar aos 80 anos? Dona Odete Godoy explica

Posted by
“Aos 80 aceitamos as ajudas que nos oferecem para descer do carro, subir uma escada sem corrimão, andar numa rua esburacada, sem nos ofender”. Veja o texto que ela escreveu e enviou para os amigos quando  completou seu octogésimo aniversário

 

Redação Plena

 

O que é chegar aos 80 anos? O texto escrito por Dona Odete Godoy, que foi presidente do Conselho Regional de Psicologia e professora da PUC-SP, diz muito! Esse é um texto descompromissado que ela escreveu para os amigos quando completou seu octogésimo aniversário:
 
"Aos 80, quando o passado é muito maior que o futuro, aprendemos a viver o presente tranquilamente, adiando ou deixando de lado coisas que não nos parecem muito importantes.
 
Aos 80 percebemos que as listas diárias de tarefas precisam ser menores pois só damos conta de parte delas.
 
Aos 80 arrumamos as gavetas e vamos jogando fora aquele monte de papéis que perderam validade e sentido, guardando os que ainda não perderam valor.
 
Aos 80 aceitamos as ajudas que nos oferecem para descer do carro, subir uma escada sem corrimão, andar numa rua esburacada, sem nos ofender.
 
Aos 80 percebemos que quase nos afogamos na avalanche de acontecimentos que nos chegam pelas mídias e talvez seja melhor se desinformar um pouco.
 
Aos 80 damos muito valor aos amigos de ontem e de hoje, com quem vivemos importantes momentos das nossas vidas.
 
Além de todas as receitas que nos passam para envelhecermos melhor, a minha pessoal é não perder a capacidade de rir… das coisas, das gentes e de nós mesmos."
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *