Quem comanda a sua vida? Você algum dia já parou para se fazer esta pergunta?

Posted by
Gaya Machado, especialista em Psicologia Positiva, ensina três passos para tomar posse da sua história e ser feliz
 
Redação Plena
 
Todos os dias somos bombardeados por pressões que surgem no trabalho, na família, nos amigos, na sociedade… Quantas e quantas vezes somos incentivados a seguir em uma direção contrária a que de fato escolheríamos e, quando nos damos conta, percebemos que não fomos nós que escolhemos os caminhos que trilhamos?
 
Quando permitimos que qualquer outra pessoa, além de nós, decida o rumo que devemos seguir, perdemos o controle de nossas vidas.
 
Imagine que sua vida é um carro. Ele saiu de fábrica novinho, zero quilômetros. Como você ainda não sabia dirigir, seus pais guiaram até que tivesse idade suficiente para assumir o controle. Então você deixa o banco do passageiro e segura o volante. Você tem todas as estradas do mundo a sua frente, basta apenas decidir qual delas deseja percorrer. Não te parece uma imagem linda? Tantas possibilidades, tantos destinos, paisagens, estações…
 
Agora imagine que alguém, sem nenhuma autoridade para isso, simplesmente arranca o volante das suas mãos, te empurra para o banco do passageiro e passa a decidir tudo, te deixando como mero expectador da viagem. É exatamente isso o que acontece quando você permite que qualquer outra pessoa decida os rumos do seu destino.
 
Se você deseja assumir o controle e ser protagonista da sua vida, autor da sua história, a Coach Gaya Machado, especialista em Psicologia Positiva, te convida a seguir três passos:
 
Aprenda com o passado: Nossa história pessoal é a maior e melhor professora na escola da vida. Quando olhamos para tudo o que vivemos até aqui, sem julgamentos, mas com carinho e aceitação, encontramos aprendizados que podem ser a chave para uma vida mais consciente e segura. Olhe atentamente para tudo o que você viveu até aqui e perceba as lições que sua história pessoal te traz. Elas serão suas grandes aliadas na hora de tomar decisões mais conscientes hoje e no futuro.
 
Seja assertivo: Em todas as situações podemos escolher como vamos agir. Quando você escolhe ser agressivo, atrai inimizades do outro e tem poucas chances de conseguir o que deseja. No outro extremo está o passivo, aquela pessoa que aceita qualquer situação, ainda que não concorde, apenas para não se posicionar. A passividade está longe de ser a melhor opção para lidar com situações de conflito e, assim como o agressivo, ela não nos ajuda em nada a atingir o que desejamos. Então, qual a melhor maneira de agir? Sendo assertivo. A assertividade está no meio do caminho entre a agressividade e a passividade. Uma pessoa assertiva não ataca nem aceita qualquer coisa, ela se posiciona e, sem agressividade ou submissão, expõe sua posição diante das situações para que sua opinião seja respeitada. Ela sabe o que quer e entende que pode se posicionar em favor de suas ideias sem ferir ou ser ferida.
 
Escolha quem você quer ser: Em muitas etapas da vida podemos escolher o que queremos para nós, mas em muitas outras não temos o menor controle sobre o que nos acontece. Nestes momentos é fundamental saber que você não é o que te acontece, mas sim o que escolhe fazer com isso.
 
O mundo pode te prejudicar e pessoas podem te ferir, porém nada disso determina quem você é. Meu convite é que sua escolha seja sempre ser feliz. Não seja vítima da sua história, seja protagonista! Assuma o volante, tome posse do seu caminho e nunca se esqueça que só você tem o direito de ser piloto da sua vida!
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *