Um outro olhar sobre o Alzheimer: Não sofra, viva cada dia como se fosse o último ao lado deles

Posted by

Cuidadora aconselha familiares a perdoarem as mágoas passadas e aproveitar todo momento que puder ao lado de seus pais

Redação Plena

Mais do que uma ferramenta para aproximar pessoas, as redes sociais têm servido como palco para discussões e reflexões sobre os mais diversos temas, incluindo o envelhecimento. Muitas páginas se propõem, por exemplo, a falar sobre Alzheimer, reunindo relatos comoventes de cuidadores e familiares. Além de tratar o assunto sem tabus, os participantes destes grupos trocam experiências e se apoiam muitas vezes. Foi em uma destas páginas que encontramos o depoimento de Cláudia Alves Silva, que cuida da mãe, Francisquinha, diagnosticada com Alzheimer em 2012.

Com uma ótica diferente sobre a doença, Cláudia aponta o que tem aprendido com o Alzheimer. Vale conferir:

“Essa lindeza é a minha mãe, Francisquinha Alves, a pessoa que mudou minha vida, me fazendo olhar o Alzheimer com outra ótica. Essa doença me aproximou da minha mãe, me ensinou a ser tolerante, a ter uma infinita paciência e um amor incondicional, me levando a observar os idosos e perceber detalhes do envelhecimento. Por isso abracei essa causa e quero muito desmitificar a doença que, apesar de ser devastadora, pode nos ensinar bastante.

Quem me dera ter essa percepção antes do Alzheimer, quem me dera ter alguém experiente que me alertasse há mais tempo. Mas nunca é tarde, ame muito seus pais, não condene nem julgue suas atitudes, mesmo que não seja o melhor pela sua ótica, acredite que as atitudes de sua mãe (e/ou de seu pai) em relação a você, serão sempre pensando no seu bem.

Perdoe as mágoas passadas e aproveite todo momento que puder ao lado de seus pais.

Não sofra pela doença, viva cada dia como se fosse o último deles, ou seu, porque ninguém sabe o dia em que uma das partes deixará essa vida”.

Cláudia também criou um canal no Youtube, onde compartilha seu dia a dia e os cuidados com a mãe. 

Deixe um comentário