Veja a história deste casal de centenários de Pernambuco, juntos há 8 décadas

Posted by
José Miguel e dona Rita tiveram 08 filhos, 38 netos, 56 bisnetos e 1 tataraneto. Com bom humor, eles relatam como o amor conseguiu superar obstáculos

 

Redação Plena / Fonte: Curiosa Mente

 
José Miguel Lúcio nasceu no dia 23 de julho de 1914. Tem 101 anos. Rita Josefa de Jesus é de 25 de setembro de 1915. Tem 100 anos. O casal soma mais de 200 anos de idade, e há 77 estão juntos. Isso mesmo! São 8 décadas juntos.
 
O casal se conheceu em uma festa no município do Congo, no estado da Paraíba em 1937. Passaram pouco tempo de namoro e se casaram no início de 1938. Moraram em Belo Jardim por muitos anos e chegaram no município de Iguaracy no sertão de Pernambuco em 1966, onde atualmente residem na comunidade de Passagem dos Cavalos. A família é numerosa, seu José e dona Rita tiveram 08 filhos: (Josefa, Sebastião, Manoel, Severina, Maria, Dionísia, Josefa Rita e Cícera), netos são 38, bisnetos 56 e 01 tataraneto.
 
O casal esbanja simpatia e lucidez, seu José chama atenção pela sua educação e inteligência, em suas lembranças ele ressalta o tempo em que dava aulas particulares para as pessoas que queriam aprender a ler e escrever nas décadas de 40 e 50. Dona Rita, muito simpática, ainda realiza alguns afazeres de casa e gosta muito de rezar junto ao seu oratório e as imagens de santos colocadas na sala. O bom humor é típico dos dois, que se divertem em contar histórias do seu passado.
 
Quando perguntados sobre qual o segredo de viver tantos anos juntos, são diretos em afirmar que a paciência e o amor é que seguram os dois até hoje. “Tem que gostar muito, e respeitar e ter paciência, é por isso que estou com Zé até hoje,” declarou dona Rita em entrevista ao Diário de Pernambuco (veja a matéria completa aqui). Seu José, ressalta a vantagem da boa convivência entre o casal. “Viver na paz é bom demais, eu cuido dela ela cuida de mim, assim vamos vivendo,” enfatizou o marido. Mesmo com algumas dificuldades na saúde, os dois não perdem o bom humor.
 
Veja esta aula de como o amor pode superar os obstáculos.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *