colorir.jpg

Vida de cuidador: “achei nos livros de colorir uma maneira de aliviar a tensão e trazer cor para a minha vida e da minha avó”, diz Cynthia Zunega

Posted by
Para relaxar e cuidar da saúde mental, os cuidadores desenvolvem algumas estratégias que vamos compartilhar aqui no Plena

 

Por Mariana Parizotto

 
Abrir mão da própria vida para cuidar de um ente querido é uma decisão difícil, mas muitas vezes é a única opção de milhares de brasileiros. Ser cuidador exige dedicação e muita paciência para lidar com diversas situações de estresse no dia a dia. Para aliviar a tensão, os cuidadores desenvolvem algumas estratégias que vamos compartilhar aqui no Plena.
 
A dica de hoje é da cuidadora Cynthia Zunega, que achou nos livros de colorir um belo aliado para relaxar nas horas vagas, “logo que estas ilustrações para adultos saíram, eu comprei para incentivar minha avó, portadora de Alzheimer, a fazer alguma atividade motora, porém, ela já estava muito debilitada para conseguir concentrar-se e aproveitou pouco os livros (foto abaixo). Um dia, eu simplesmente peguei o livro e comecei a pintar, sem técnica alguma, só com a caixa de lápis de cor. E posso garantir que não precisamos de técnica, precisamos apenas nos entreter com algo que nos faça esquecer um pouco essa doença que devasta famílias”, desabafa.
 

colorir.jpg

 
Cynthia, que tem 39 anos de idade, trabalha fora desde os 14. Quando decidiu dedicar-se totalmente à avó, diagnosticada com Alzheimer em setembro de 2014, sabia que a luta seria dura. “É difícil ver alguém que amamos tanto deixando de ser aquela pessoa que sempre foi. Sem contar, que o idoso com Alzhimer precisa de cuidados o tempo todo. Minha mãe não conseguiria cuidar da minha avó sozinha, por isso larguei tudo para viver em função delas”, relata.
 
O momento de pintar, geralmente quando a avó está dormindo, é o tempo que Cynthia tem para esquecer de tudo e entrar no seu “mundinho”, como ela mesma diz. “Eu comecei a ver cores na minha vida. A pintura começou a me acalmar e me ajuda a aceitar as coisas que estão acontecendo. As vezes desligo tanto, que perco a noção do tempo. É uma verdadeira faxina mental”.
 
Além da pintura, Cynthia também usa o Facebook para se distrair e aliviar o estresse diário. Em páginas dedicadas a cuidadores de Alzheimer, ela compartilhar suas vivências, faz amizades, ajuda outras pessoas e posta fotos de seus desenhos, estimulando outros cuidadores a testarem a experiência de colorir. “É incrível como uma folha de papel e uma caixa de lápis podem fazer a diferença, seja para o doente ou para o cuidador. O importante é buscarmos maneiras de sempre melhorar a nossa qualidade de vida e a qualidade de vida de quem tanto amamos e cuidamos”, aconselha.
 
Lista com 15 opções de livros de colorir para adultos
 
1- Jardim Secreto. De Johanna Basford
 
2- Floresta Encantada. De Johanna Basford
 
3- Jardim Encantado – Livro de Colorir Antiestresse. De Sophie Leblanc
 
4- Mindfulness – o livro de colorir. De Emma Farrows
 
5- Mandalas para Relaxar – pintando com Gandí
 
6- Mandalas para Relaxar – pintando com Van Gogh
 
7- The Creative Therapy Colouring Book. De Richard Merritt, Hannah Davies & Cindy Wilde
 
8- Colour Me Good Benedict Cumberbatch. De Mel Elliott
 
9- Arte-Terapia Anti-Stress – Jardins – 100 imagens para colorir. De Ana Bjezancevic
 
10- Desenhos de Andy Warhol. Editora Dba
 
11- Mandalas Mágicas. De Nina Corbi
 
12- Fantasia Celta. De Michel Solliec
 
13- Um montão de coisas para achar e colorir. De Fiona Watt
 
14- Suruba para colorir
 
15- Mãe, Te Amo Com Todas As Cores. De Christina Rose

 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *