Websérie retrata o resgate da produtividade e autoestima de mulheres idosas

Posted by
Veja a história de Helena Yokaichiya, uma terapeuta da medicina oriental, que por meio do trabalho voluntário tem levado inspiração e projetos de vida a mulheres na terceira idade

 

Redação Plena

 
A história de Helena Yokaichiya, uma terapeuta da medicina oriental, retrata o que é o trabalho voluntário.  Ela conseguiu levar inspiração e projetos de vida a mulheres na terceira idade.
 
Muito ativa, Helena sempre gostou de trabalhar com comunidades. Ao ir trabalhar na Unidade Básica de Saúde na Vila Romana, na cidade de São Paulo, começou a dar aulas de tai chi chuan para algumas senhoras do bairro. As aulas foram ganhando mais adeptas e o grupo conseguiu um espaço para a prática da atividade em uma EMEI (Escola de Educação Infantil).
 
Em 2005, a terapeuta passou a conhecer um pouco mais do trabalho com base em sustentabilidade, e apresentou para seu grupo de Tai Chi o boneco Xiquinho, um palhacinho feito de um punhado de fuxicos, técnica artesanal que utiliza retalhos de tecidos, linha e agulha. Xiquinho foi encontrado por Helena em uma banca de peças confeccionadas com produtos recicláveis no corredor de um Hospital na periferia de São Paulo, e começou a pensar em uma maneira de transformá-lo em um mensageiro que unisse pessoas, alegrasse ambientes e transformasse sentimentos daqueles que o confecciona e também dos que o recebe.
 
A ideia encantou as senhoras que hoje fazem parte do Clube do Fu-xiquinho, formado por mais de 80 mulheres, entre 50 a 90 anos, que produzem diversas peças de fuxico para ajudar algumas entidades assistenciais. Para algumas pessoas a chegada na terceira idade pode significar solidão e o senso de sentir-se menos competente para realizar atividades, tomar decisões. O esforço de Helena é para trabalhar a potencialidade das senhoras e também estimular cada uma a compartilhar o que sabe com as outras, como por exemplo crochê, patchwork, entre outras habilidades.
 
Confira o vídeo abaixo. Este é o 5º episódio da Websérie Bom Te Ver Bem! – iniciativa da  Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo.
 

 

Deixe um comentário