Aos 80 anos, atriz Maria Alice Vergueiro desafia o mal de Parkinson e encena peça sobre a própria morte

Posted by
Nem artrose, próteses nos joelhos e Parkinson derrubam a atriz, que ficou famosa entre os jovens pelo vídeo Tapa na Pantera

 

Redação Plena

 
"Com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte", declara a atriz Maria Alice Vergueiro que, aos 80 anos – 50 deles vividos no palco – estreou no último dia 10 a peça Why the Horse?,em que encena a própria morte.
 
Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que a envolve, Maria Alice Vergueiro é a determinação e irreverência em pessoa. Nem artrose, próteses nos joelhos e mal de Parkinson derrubam a atriz. Desde o fim de 2000, Maria Alice convive com a doença de Parkinson e se esforça para que a interferência do diagnóstico na sua profissão seja a menor possível. “Minha fala já foi afetada, e nem sempre encontro aquela palavra na ponta da língua, mas trouxe o problema de saúde para meus personagens e não deixo de atuar”, disse ela a um jornal de São Paulo. Para se ter uma dimensão de sua paixão pelo teatro, na peça As Três Velhas, apresentada entre 2010 e 2013, ela desfilava pelo palco desenvolta sobre sua cadeira de rodas – havia operado os joelhos há pouco tempo -, cantava e mostrava os seios. “Quando você aceita uma limitação, tudo fica ilimitado”, justificou.
 
Neta de fazendeiro, chocou os pais quando resolveu aventurar-se pelos palcos. No extenso currículo, esteve por trás da fundação do grupo Ornitorrinco e participou do Arena e do Oficina. Mas foi com o hit "Tapa na Pantera", no YouTube (clique aqui para ver), que passou a ser reconhecida e conquistou os jovens. O vídeo de 2006 no qual faz piadas com seu hábito de fumar maconha (desde o fim dos anos 1960), contabiliza mais de 6,5 milhões de visualizações
 
 O espetáculo Why the Horse?,acontece no Sesc Santana, na cidade de São Paulo, e fica em cartaz até dia 10 de maio. Mais informações sobre ingressos, preço e endereço, clique aqui.
 
Veja a fantástica entrevista da atriz concedida à Veja São Paulo:
 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *