Curso usa a arte para estimular memória de idosos com Alzheimer

Posted by
Programa “Faça Memórias” reúne alunos todas as sextas-feiras, a maior parte mulheres de mais de 80 anos, que aprendem a esquecer menos, divertem-se e fazem arte

 

Redação Plena

 
A arte fala com a alma. Portanto, é caminho seguro para aliviar vários males. Mais ainda: estimula a criatividade e o que poucos sabem, a memória. Com o objetivo de tratar com leveza o esquecimento causado pela idade ou por doenças como o mal de Alzheimer, o programa Faça Memórias, desenvolvido dentro do  MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, reúne alunos todas as sextas-feiras, a maior parte mulheres de mais de 80 anos, que aprendem a esquecer menos, divertem-se e fazem arte.
 
O curso enfoca as artes plásticas, a história da arte e técnicas artísticas. Nas visitas às exposições do museu são abordados os conceitos da história da arte sempre os relacionando as obras visitadas afim de formar o conhecimento; as práticas artísticas acontecem no atelier em um momento de experimentar diversas técnicas bem como exercícios de memória relacionados com arte.
 
As oficinas são ministradas por Juliana Naso e Cristiane Pomeranz. Após uma fase gratuita subsidiada por incentivo fiscal estadual, o curso hoje custa R$ 420 ao mês, entre mensalidade e material. 
 
As professoras
 
Juliana Prescott Naso:formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo Especializada em Arte-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Além de dar aulas no Faça Memórias desde 2009 , integra o atelier de Arte&Inclusão para pessoas deficientes desde 2007.
 
Cristiane Pomeranz: graduada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie.  Especializada em Arte-terapia e em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua também no Arte&Inclusão para pessoas deficientes desde 2007.
 
Serviço
Se você se interessou pelo curso, procure o Faça Memórias: (11) 2594-2601 (ramal 12) ou envie um e-mail para cursos@mube.art.br
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *