Fortaleza investe em praia acessível para idosos e pessoas com mobilidade reduzida

Posted by
Em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Recife, já existem programas semelhantes; projeto cearense já está na fase de finalização

 

Portal Plena

 
Com objetivo de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias da capital, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está desenvolvendo o projeto “Praia Acessível”.
 
O “Praia Acessível” prevê cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido – com ajuda de profissionais qualificados -, vagas de estacionamento reservadas e sinalizadas, piso tátil, sanitários e chuveirões adaptados e esteira especial de expansão do calçadão à faixa de areia próxima ao mar.
 
Em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Recife, já existem programas semelhantes. No exterior, a cidade de Miami (EUA) também oferece acessibilidade nas praias para banhistas.
 
Alguns equipamentos já foram instalados na Praia de Iracema para o funcionamento do projeto.
 
O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h, e no período de alta estação (janeiro, julho e dezembro) será realizado de segunda a segunda. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura será responsável pela infraestrutura e logística.
 
O projeto já está em fase final, faltando apenas alguns ajustes.
 
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 2.340.150 pessoas com deficiência no Ceará, sendo 27,69% da população residente no Estado que possui algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com a pesquisa, existem quase 840 mil idosos, o que representa 10% da população cearense. 
 
 

Deixe um comentário