“Movimentar-se é fundamental para manter a saúde física e psíquica na terceira idade”, afirma vice presidente da Unimed

Posted by

 

 

Operadora de planos de saúde oferece programa com diversas atividades para os idosos, além de um Curso de Cuidadores

 

 

Por Mariana Parizotto

 Quinta maior operadora de planos de saúde do país, a Central Nacional Unimed tem desenvolvido um interessante trabalho com foco nos idosos. Desde 2013, a empresa oferece por meio do Programa Unimed Ativa diversos cursos e atividades para pessoas com mais de 60 anos. O objetivo das ações, segundo o Dr. Humberto Jorge Isaac, vice presidente da Central, é proporcionar uma melhora da qualidade de vida com a prática de exercícios, ginástica geriátrica, dança, aula de música, além da interação social entre os indivíduos participantes.  
 
Em entrevista ao Portal Plena, Humberto Jorge Isaac explicou como funciona o Programa e como os profissionais ajudam os idosos a manter a saúde física e psíquica. O doutor também comentou sobre o Curso de Cuidadores, oferecido gratuitamente pela Unimed e que tem cada vez mais procura.
 
Veja:
 
 QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA MANTER A SAÚDE NA TERCEIRA IDADE?
 
O ideal é que desde a infância as pessoas adotem práticas alimentares saudáveis, pratiquem exercícios físicos sob orientação profissional e consultem periodicamente um médico de confiança. Dessa forma, serão evitados problemas de saúde que, às vezes, só aparecerão após a idade madura. Sempre há tempo, contudo, de modificar hábitos prejudiciais, como o tabagismo, o sedentarismo, o abuso de bebidas alcoólicas e a falta de acompanhamento médico.
 
 COMO SUPRIR AS DEFICIÊNCIAS DO CORPO NESTA FASE?
 
Há dicas que valem para praticamente todas as idades: consumo diário e regular de frutas, legumes, verduras e cereais; dar preferência a peixes e aves, em lugar de carnes vermelhas. As refeições devem ser mais frequentes, em porções menores. Devem ser evitados açúcares, sal, refrigerantes, bebidas alcoólicas e deve-se beber café e chá preto com moderação. Em casos de carências específicas, como, por exemplo, de cálcio, o médico poderá recomendar laticínios (leite, queijos, iogurtes), desde que não haja intolerância à lactose ou outras restrições alimentares. Nunca é demais lembrar que temos de beber muita água e consumir fibras (cereais integrais, por exemplo).
 
QUAIS ATIVIDADES FÍSICAS SÃO RECOMENDADAS PARA MANTER A BOA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE?
 
Temos de nos movimentar, pois as atividades físicas são fundamentais à boa saúde. Com a idade, algumas pessoas podem desenvolver problemas articulares e lesões nos joelhos. Por isso, exercícios devem ser antecedidos por orientação médica e de um profissional de educação física. Eles definirão se a hidroginástica (conjunto de exercícios aquáticos, praticados em piscinas) será mais indicada para evitar lesões ou esforço excessivo das articulações. Existem hoje educadores físicos especializados em atividades físicas para idosos, a ginástica geriátrica, em que muitos dos exercícios são praticados sem excessivo esforço físico. Exercícios como natação e caminhadas leves, geralmente, também não costumam ter contraindicações.
 
QUAIS OUTRAS ATIVIDADES SÃO RECOMENDADAS PARA MANTER A SAÚDE PSÍQUICA NA TERCEIRA IDADE?
 
 Uma visão mais otimista e positiva da vida. Há comprovações científicas de que sentimentos de angústia, ansiedade, raiva, irritação e insatisfação persistentes fazem mal à saúde. Não somente à mente, mas também ao corpo. O idoso que se apega demais ao passado e não tem planos nem esperanças para o futuro pode prejudicar sua saúde
 psíquica. Além de se exercitar, ter passatempos, conversar, encontrar amigos, atualizar seus conhecimentos são ações que contribuem para a qualidade de vida e a saúde emocional e psicológica.
 
 O QUE É O PROGRAMA UNIMED ATIVA, DESDE QUANDO EXISTE?
 
 O Programa Unimed Ativa, da Central Nacional Unimed, foi criado em 2013 e envolve programas com foco no idoso. Um dos programas do Unimed Ativa oferece a pessoas com 60 anos ou mais ginástica geriátrica, atividades rítmicas cognitivas, alongamento, dança alternativa, coral, oficinas de culinária e palestras. Além das aulas gratuitas, alunos têm avaliação antropométrica semestral (medidas como o índice de massa corpórea, que relaciona peso e altura) e respondem a questionário qualitativo no qual têm a oportunidade de expressar o que estão sentindo com as atividades. Esses conteúdos são ministrados em duas aulas semanais, em parceria com o Instituto Energia. A unidade funciona na Zona Leste de São Paulo, e tem capacidade para atender até 100 idosos.
 
 O outro programa do UNIMED ATIVA é o Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos, em parceria com o Instituto Vida, Amor e Riso, responsável pelo desenvolvimento das aulas. Tem por objetivo formar cuidadores para idosos. Abrimos duas turmas ao ano. Cada turma forma até 25 pessoas. O curso tem duração de 100 horas/aula, incluindo 40 horas de estágio em clínicas parceiras. Os alunos recebem certificados e ficam aptos a trabalhar como cuidadores de idosos. As inscrições são
divulgadas no site da Central Nacional Unimed e são abertas para clientes e não clientes.
 
 QUEM PODE PARTICIPAR E A QUEM SE DESTINA?
 
Os cursos são gratuitos. As aulas de atividades físicas, culturais e para saúde são destinadas a pessoas com 60 anos ou mais. O curso de cuidadores de idosos, para pessoas a partir dos 18 anos. Como há um número de interessados sempre muito superior às vagas disponíveis, fazemos uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3268-7858.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *