Semana de Museus traz eventos gratuitos em mais de 600 cidades

Posted by
Na programação, estão previstas até domingo (24) exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras
 
Agência Brasil e Redação Plena
 
A Semana Nacional de Museus está a todo vapor. Em sua 13ª edição, o evento tem como tema Museus para uma Sociedade Sustentável. Em todo o país, 609 municípios e 1.378 instituições participam da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que programou para o período 4.570 atividades.
 
Na programação, estão previstas até domingo (24) exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras.
De acordo com a coordenadora do evento, Silvana Lobo, o tema deste ano lembra o papel exercido pelos museus na construção do desenvolvimento sustentável. “O tema reforçará a importância da sustentabilidade. Os museus, como educadores e mediadores culturais, têm a tarefa de conscientizar o público sobre a necessidade de viver em uma sociedade mais harmoniosa”, disse.
 
Segundo Silvana, o público que visita museus dobra durante o evento. “A proposta é colocar a temática da museologia em evidência, além de estimular os museus a desenvolver atividades especiais e aproximá-los das instituições."
 
A Região Sudeste, com 579 instituições inscritas, concentra o maior número de museus e centros culturais envolvidos. Em seguida, vêm as regiões Nordeste (322), Sul (307), Centro-Oeste (105) e Norte (65). A programação completa está disponível no portal do Ibram.
 
Todo dia tem museu de graça em São Paulo
 
A cidade de São Paulo oferece uma série de espaços com entrada gratuita em diferentes dias da semana. São mais de cem museus espalhados pelas quatro regiões da cidade, com ricos acervos e exposições temporárias renomadas. Melhor do que isso é poder visitá-los sem gastar nada. Veja alguns deles: 
 
Museus gratuitos todos os dias 
 
Museu Brasileiro de Escultura (Mube) – Localizado na Avenida Europa, o museu oferece exposições, cursos, palestras, feiras de antiguidade e designer, filmes de arte, apresentações musicais, entre outras atividades. 
 
Museu Afro Brasil – O museu possui um rico acervo com mais de cinco mil obras e está localizado dentro do Parque do Ibirapuera. 
 
Casa das Rosas – Localizada na Avenida Paulista, o local reúne uma diversidade de manifestações artísticas que vai de saraus, a recitais, exposições e cursos preparatórios. 
 
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC) – Localizado na Cidade Universitária, reúne um dos mais importantes acervos de arte contemporânea. 
 
Museus gratuitos em alguns dias de semana
 
Catavento Cultural e Educacional – Localizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no centro de São Paulo, o Catavento é dividido em quadro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. A entrada é gratuita aos sábados. 
 
Museu de Arte Sacra – Localizado na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo, o museu expõe objetivos religiosos de valor estético ou histórico. É gratuito aos sábados.
 
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Além do rico acervo permanente, o museu que fica na Avenida Europa recebe exposições temporárias, como a Exposição do Castelo Ra-Tim-Bum que fez sucesso no ano passado. É gratuito as terças-feiras. 
 
Museu da Língua Portuguesa – Gratuito aos sábados, o museu fica próximo à estação da Luz e conta a história da Língua Portuguesa de forma interativa. 
 
Museu do Futebol – Localizado no bairro de Higienópolis, embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, o museu é gratuito aos sábados. 
 
Pinacoteca do Estado de São Paulo – Localizada próxima à estação da Luz, a Pinacoteca recebe exposições temporárias, além do rico acervo permanente. É gratuita aos sábados. 
 
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) – Localizado na Avenida Paulista, é um dos cartões postais da cidade. Possui entrada gratuita às terças-feiras e quintas a partir das 17h.
 
Museu de Arte Moderna (MAM) – Museu e Centro Cultural fica localizado na Vila Mariana e possui entrada gratuita aos domingos. 
 
Museu da Casa Brasileira – Localizado na Avenida Faria Lima é o único museu do país especializado em design e arquitetura. Tem entrada gratuita aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas.
 
Museu da Imigração do Estado de São Paulo – Gratuito aos sábados, o museu preserva a memórias dos imigrantes que chegaram ao Brasil entre o século XIX e XX, Localizado na Mooca.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *