Turistas da terceira idade são os novos queridinhos das agências de viagem

Posted by
Por poderem viajar em épocas de baixo movimento, idosos ganham atenção redobrada das agências, com roteiros exclusivos. Veja os destinos mais interessantes
Por Jaqueline Santos
 
Esqueça aquela história da vovó sentada na cadeira de balanço fazendo crochê. Atualmente a terceira idade viaja e muito! As diversas opções de pacotes de viagens feitos pelas agências de turismo são prova disto. 
 
O Governo, também atento a este movimento, disponibiliza o programa Viaja Mais Melhor Idade, que proporciona descontos em preços e condições especiais de pagamentos de pacotes para as pessoas com mais de 60 anos. Em setembro de 2013, o Ministério do Turismo lançou a 2ª edição do Viaja Mais Melhor Idade, com uma proposta mais abrangente e flexível, de acesso facilitado e com mais descontos e vantagens para o turista. Não há mais restrição de períodos ou de destinos para as viagens: elas podem ocorrer durante todo o ano e para qualquer destino turístico brasileiro.
 
De acordo com Paulo Manuel, diretor da TZ Viagens, agência que oferece pacotes com foco no público da terceira idade, este segmento tem movimentado o mercado de turismo. “A terceira idade é muito interessante pois nos permite aproveitar a sazonalidade do negócio, uma vez que este viajante tem uma maior disponibilidade para viajar na temporada baixa, onde se conseguem melhores   preços”, explica. 
 
A TZ Viagens oferece pacotes variados como viagens rodoviárias, marítimas e áreas, individuais ou em grupo, nacional e internacional. Ainda de acordo com Paulo Manuel, os destinos mais procurados pelos idosos são Nordeste e Sul do Brasil, América do Sul e Europa. Eles também valorizam roteiros com uma vertente mais cultural, gastronômica e religiosa
 
Em relação aos preços, Manuel afirma que são variados, mas que a disponibilidade de se viajar em baixa temporada possibilita encontrar pacotes mais baratos.   
 
Para se inspirar 
 
Europa 
 
Roma: destino ideal para os apreciadores de arquitetura, história, arte e cultura. A capital da Itália tem tantas atrações imperdíveis que aos turistas sempre se recomenda voltar. Porém , em um único passeio, que pode ser feito a pé inclusive, é possível conhecer o Coliseu, a Fontana Di Trevi e o Vaticano. 
 
América do Sul 
 
Buenos Aires: com tantos parques e cafés, a capital argentina  não perde em nada para as encantadoras cidades europeias.  O local conta ainda com vinhos surpreendentes,  tango, ótima gastronomia, além dos deliciosos doces de leites e alfajores. Entre as atrações estão: a Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina e o La Bombonera, famoso estádio do Club Atlético Boca Juniors, time argentino. 
 
Brasil: 
Nordeste 
 
Maceió: reduto de belas praias, a capital alagoana é ideal para curtir uma boa brisa com o dia ensolarado, entre as inúmeras opções de praia encontram-se Maragogi, onde é possível praticar mergulho e a praia de São Miguel dos Milagres, local com piscinas naturais. 
 
Sul 
 
Gramado: localizada na Serra Gaúcha, a cidade recebe todos os anos o Festival Brasileiro e Latino de Cinema. Outro evento importante e que atrai muitos turistas é o Natal Luz. Além disto, na cidade é possível encontrar variedades de ótimos vinhos e queijos.  
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *