15 minutos diários de exercício leve podem garantir mais anos de vida aos idosos, comprova estudo

Posted by
Idosos que fazem diariamente caminhadas, natação ou passeio de bicicleta têm risco de mortalidade 22% menor

 

Redação Plena

 
O exercício físico é um importante aliado do envelhecimento saudável. Disso não temos dúvidas. Porém, um levantamento feito pelo departamento de fisiologia clínica e do exercício do Hospital Universitário de Saint-Etienne, na França, trouxe um dado ainda mais assertivo: 15 minutos de caminhada, natação ou bicicleta por dia já garantem mais anos de vida aos idosos. 
 
Para pessoas com mais de 60 anos, fazer exercícios de moderados a vigorosos está ligado a um risco 28% menor de morrer em um período de 10 anos, em comparação a ser completamente sedentário. Mas até os níveis mais baixos de exercícios estão ligados a uma redução de 22% no risco de mortalidade.
 
Para chegar a estes dados, os pesquisadores analisaram informações de 122.417 homens e mulheres com idades entre 60 e 101 nos Estados Unidos, Taiwan e Austrália.
Os estudos avaliaram os níveis de atividades físicas dos participantes e seu risco de morrer de qualquer causa em cerca de 10 anos.
 
A relação entre exercício e risco de mortalidade foi especialmente forte para doenças cardiovasculares e menos forte para câncer, segundo os pesquisadores.
 
Mulheres mais velhas demonstraram um benefício ainda maior a partir da prática de exercícios do que os homens. Seu risco de mortalidade caiu 32% em comparação com 14% observado nos homens na categoria dos que se exercitavam menos. 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *