Idosos que fazem diariamente caminhadas, natação ou passeio de bicicleta têm risco de mortalidade 22% menor
Redação Plena
O exercício físico é um importante aliado do envelhecimento saudável. Disso não temos dúvidas. Porém, um levantamento feito pelo departamento de fisiologia clínica e do exercício do Hospital Universitário de Saint-Etienne, na França, trouxe um dado ainda mais assertivo: 15 minutos de caminhada, natação ou bicicleta por dia já garantem mais anos de vida aos idosos.
Para pessoas com mais de 60 anos, fazer exercícios de moderados a vigorosos está ligado a um risco 28% menor de morrer em um período de 10 anos, em comparação a ser completamente sedentário. Mas até os níveis mais baixos de exercícios estão ligados a uma redução de 22% no risco de mortalidade.
Para chegar a estes dados, os pesquisadores analisaram informações de 122.417 homens e mulheres com idades entre 60 e 101 nos Estados Unidos, Taiwan e Austrália.
Os estudos avaliaram os níveis de atividades físicas dos participantes e seu risco de morrer de qualquer causa em cerca de 10 anos.
A relação entre exercício e risco de mortalidade foi especialmente forte para doenças cardiovasculares e menos forte para câncer, segundo os pesquisadores.
Mulheres mais velhas demonstraram um benefício ainda maior a partir da prática de exercícios do que os homens. Seu risco de mortalidade caiu 32% em comparação com 14% observado nos homens na categoria dos que se exercitavam menos.