jovina.jpg

Aos 93 anos, Dona Jovina andou de bicicleta pela primeira vez! Você também pode aprender

Posted by
A história de vida desta senhora é pura inspiração. Ela sobreviveu a um AVC e hoje usa o esporte como tratamento e estímulo para viver mais e melhor

 

Redação Plena / Fonte: Itaú Viver Mais

 
Jovina Lopes Bandeira tem movimentos delicados e frágeis, mas não se enganem: ela é uma das participantes mais ativas do projeto Itaú Viver Mais. “Isso é uma grande parte da minha vida! Fazer exercícios com 93 anos, quem diria!”, celebra. O despertar da senhora para a atividade física, para a necessidade de se viver mais, veio só depois da aposentadoria, e também depois de ter que conviver com um difícil AVC.
 
“Depois que eu me aposentei é que eu fui pro esporte. São 30 anos de aposentada. O alongamento melhorou tudo na minha vida depois que me aposentei. Com o AVC eu não me mexia direito, meu primeiro professor que era um anjo da guarda pegava minha perna pela ponta do tênis e ia levantando, eu gritava!”.
 
Sua atividade predileta são as sessões matutinas de ginástica e alongamento, que costuma frequentar até 3 vezes por semana. “Eu deito no colchão e ponho as pernas pra cima da cabeça, até elas tocarem no chão” gaba-se Jovina, que já fez 5 anos de yoga. 
 
Se o AVC é um grande impedimento para uma vida normal, essa condição de saúde aliada com o tempo livre da aposentadoria é que fizeram Dona Jovina descobrir a energia da vida ativa. “Em 6 meses eu já era o que sou agora, essa pessoa flexível. Se eu pudesse eu aproveitava tudo de bom nessa vida!”, suspira a aposentada, que com o auxílio de outro projeto do Itaú, o Bike Anjo, realizou outro feito esportivo inédito em sua vida: sentou-se em uma bicicleta.
 
“Há 80 e poucos anos atrás bicicleta era uma ou outra pessoa que tinha. Quando a gente passa a trabalhar, não tem mais tempo pra nada. Depois que eu que aposentei é que eu comecei a aproveitar a minha vida! Porque antes não dava: trabalhava, marido, filho, neto…”. A senhora esbanja energia e não cansa de dizer que hoje pode “saborear a vida com prazer e disposição”.
 
Não há idade para aprender
Quer aprender a andar de bicicleta? Então faça parte do programa Bike Anjo.
 

jovina.jpg

 
 
 

Deixe um comentário