Aplicativos de atividades físicas ajudam na prevenção e na diminuição da recidiva do Câncer

Posted by
 
O exercício físico (150 minutos por semana) e controle de peso, por exemplo, diminuem o risco do retorno do câncer de mama em mulheres acometidas pela doença em até 50%. O benefício é tão ou mais impactante que o alcançado pelo tratamento quimioterápico

 

 

Fonte: CORE – Clínica de Onco-Radioterapia Especializada, é uma clínica de tratamento do câncer com duas Unidades (Osasco e Moema-SP), que atua nas áreas de oncologia, onco-hematologia, radioterapia e terapia de infusão não oncológica

 

 
 
 
Adoramos a moda e ela está presente até mesmo na saúde.  Em uma época não tão distante, a moda era tomar vitamina C. Depois foi a vez do ovo entrar e sair de moda, afinal, ele seria o culpado pela epidemia de infartos e colesterol alto. Posteriormente o ovo foi absolvido…. A moda passou.
 
Agora estamos entrando na moda dos smartphones e pulseiras com aplicativos para monitorar as nossas atividades físicas diárias e o que mais se imaginar. Só esperamos que esta moda não passe!
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda em linhas gerais que adultos devem acumular pelo menos 150 minutos de atividade física realizada durante a semana.  Devem ser realizadas adicionalmente, atividades que envolvam força muscular por menos duas vezes na semana.
 
A OMS apresenta fortes evidencias que adultos que se exercitam desta forma, quando comparado a indivíduos menos ativos fisicamente, possuem melhor controle do peso e menor chance de adoecer e morrer de uma série de doenças como a doença coronariana e infarto, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (A.V.C), diabetes, câncer de colón, câncer de mama e depressão.
 
Quando analisado apenas a questão do câncer, um estudo recente que compilou resultados de outros 126 estudos, mostrou que para os indivíduos que praticaram os 150 minutos de exercícios físicos, a chance de desenvolver um câncer, foi 7% menor do que dos sedentários.
 
Um benefício adicional no risco de desenvolver câncer foi visto naqueles indivíduos que realizavam 300 minutos de atividades físicas por semana. Nesse grupo a redução no risco de desenvolver câncer atingiu 10%. O estudo mostra que foi prevenido principalmente o câncer de colón e o de mama.
 
Os benefícios do exercício físico, contra o câncer não se limitam apenas na prevenção da doença. O exercício físico (150 minutos por semana) e controle de peso, por exemplo, diminuem o risco do retorno do câncer de mama em mulheres acometidas pela doença em até 50%.
 
O benefício é tão ou mais impactante que o alcançado pelo tratamento quimioterápico.
 
Outro estudo, que correlacionou o risco de recidiva e morte por câncer de mama associado ao peso, sugere que a cada 5 kg de peso ganho após o diagnóstico de câncer de mama, aumentou-se o risco de morte por decorrência da doença em 13%.
 
Vamos transpirar!
 
 
 

Deixe um comentário