Exercícios ajudam a combater doenças comuns na terceira idade, como a artrose

Posted by
Artrose atinge 15 milhões de brasileiros e é a quarta doença entre as que mais reduzem a qualidade de vida para cada ano vivido; especialista do Hospital 9 de Julho explica como prevenir os sintomas

 

Redação Plena

 
Alguns sintomas são considerados típicos da terceira idade e, com isso, muitos idosos consideram normal sentir as chamadas “dores nas juntas”, por exemplo. As queixas, no entanto, podem indicar doenças como artrose e devem ser investigadas e tratadas por especialistas. O Dr. Marcelo Levites, médico de Família e coordenador do Centro de Longevidade do Hospital 9 de Julho, destaca a importância do tratamento de acordo com a particularidade de cada paciente.
 
“É possível que existam uma série de fatores desencadeantes que precisam ser analisados na hora de se indicar a opção terapêutica”, observa. No entanto, ele destaca que algumas atividades físicas ajudam a tratar os sintomas e a reduzir a progressão das doenças articulares. Entre os exercícios mais indicados para os idosos que precisam fortalecê-las estão hidroginástica, caminhada e pilates. A intensidade da atividade varia de pessoa para pessoa. “Essas são atividades que podem ajudar a tratar dores fortalecendo a musculatura e o sistema cardiovascular o que permite um maior equilíbrio, melhora de postura e redução ou controle de doenças metabólicas”, diz.
 
O especialista destaca que, para um melhor resultado, é preciso unir atividades aeróbicas, como a caminhada, às anaeróbicas, que ajudam no fortalecimento muscular.
 
Artrose
 
Conhecida também com osteoartrite, a artrose é uma doença que ataca diretamente as articulações. Ela acontece devido a um desgaste da cartilagem localizada entre os ossos, que faz com que tenha atrito entre eles quando o paciente se movimenta. O resultado é dor, inchaço e limitação funcional. A artrose pode danificar qualquer uma das articulações do corpo. No entanto, ela é mais comum nas mãos, na coluna, nos joelhos e no quadril.
 
Dados do Ministério da Saúde mostram que a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca a doença na quarta posição entre as que mais reduzem a qualidade de vida para cada ano vivido.
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *