bks.jpg

Google homenageia o pai da modalidade “yoga é para todos”

Posted by
“Quando pratico ioga, sou um filósofo. Quando ensino, sou um cientista. Quando faço uma demonstração, sou um artista”, dizia BKS Iyengar, que chegaria aos 97 anos hoje

 

Redação Plena

 
Nesta segunda-feira, quando você abrir o Google vai deparar-se com uma animação de tributo a BKS Iyengar, o pai do Ivengar ioga. Hoje, o professor indiano celebraria o 97.º aniversário.
 
Além de se ter tornado num dos mais reputados professores, BKS Iyengar inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. Entre elas o primeiro Presidente da Índia, Rajendra Prasad, e o Papa Paulo VI. Ambos chegaram a praticar ioga em resultado das lições transmitidas por Iyengar. 
 
BKS Iyengar foi um dos responsáveis pela difusão da ioga no Ocidente. O método ensinado pelo mestre prega que qualquer um pode praticar ioga. Para isso, Iyengar utiliza instrumentos, como blocos e cintos, que ajudam o aluno a atingir as posturas, chamadas de ásanas.
 
Dono de uma imensa capacidade intelectual e espiritual, BKS Iyengar transformou-se num mestre da modalidade e transportou para o papel os seus profundos conhecimentos.
 
 “Quando pratico ioga, sou um filósofo. Quando ensino, sou um cientista. Quando faço uma demonstração, sou um artista”, dizia BKS Iyengar.
 

bks.jpg

 
 
 Yoga, uma das práticas que mais trazem benefícios para a terceira idade
 
Além de aumentar os níveis de energia e entusiasmo, o yoga oferece ferramentas e técnicas para viver uma vida mais tranquila. “Também é importante ressaltar que como um carro que vai se deteriorando com a idade, o nosso corpo também começa a sentir o peso da idade. Portanto as posturas do yoga e os exercícios respiratórios ajudam muito a lubrificar e manter o corpo limpo”, explica Adriana Ambrósio, Coordenadora Nacional da ONG Arte de Viver.
 
Segundo Adriana, que também é instrutora de yoga, a prática melhora a postura, a circulação, a digestão, diminui as dores no corpo, aumenta a imunidade, fortalece os músculos e revigora mente e espírito, “podemos dizer que o yoga é um grande aliado para quem quer ter qualidade de vida após os 60 anos”, aconselha a especialista.
 

Deixe um comentário