Idosos podem ficar “sarados” praticando Crossfit

Posted by
Modalidade, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil , é indicada para a terceira idade

 

Por Mariana Parizotto

O Crossfit,  programa de treinamento de força e condicionamento,  antes  pouco conhecido no Brasil, agora conquista praticantes de todas as idades. Por envolver muito esforço físico e força, engana-se quem acha que os idosos não podem praticar. “O crossfit pode ser uma ótima alternativa para os idosos que estão em busca de uma atividade física que pode contribuir para um envelhecimento tranquilo e saudável, sem muitas privações. Esse tipo de exercício pode beneficiar o corpo e a mente do idoso”, diz Fábio Aquino, Personal Trainer e proprietário da Fisiotrainers.
 
Claro que existem algumas restriçõe: os idosos precisam usar menos peso, fazer menos repetições e ter mais descanso, isso para permitir que os movimentos de um desafio se tornem mais seguros e confortáveis. “No crossfit para idosos, três movimentos são o ponto de partida para o treinamento: agachar, levantar e empurrar”, explica o personal.  Os movimentos só precisam ser adaptados. “Eles podem remar, correr e levantar pesos como qualquer outra pessoa. Apenas não vão conseguir, provavelmente, fazê-lo com a mesma intensidade. Respeitada a carga ideal, a melhora na saúde é garantida, proporcionando mais força muscular e diminuindo a probabilidade de acidentes domésticos, muito comuns entre pessoas da terceira idade”, avalia Aquino. 
 
Entre os benefícios do programa de treinamento estão manter o idoso longe de ser dependente de outra pessoa para os seus cuidados e para as suas necessidades pessoais. Segundo Aquino, conforme a idade avança, os exercícios com movimentos funcionais são bastante fundamentais, pois melhoram a densidade óssea, reduzem a pressão arterial, aumentam a força, além de assegurar a capacidade de realizar tarefas básicas necessárias para levar uma vida plena e sem muitas limitações. Se não bastasse tudo isso, o crossfit é uma maneira de melhorar o humor e dar aos idosos uma atitude mais positiva.
 
Para quem deseja começar a praticar é indicado antes de iniciar os treinamentos, realizar avaliações clínicas completas, para verificar a capacidade da pessoa. O principal ponto de atenção é a coluna, parte bastante exigida nos treinamentos, já que há exercícios como levantamento olímpico e agachamento.
 
O crossfit é uma modalidade bastante dinâmica, mas, antes da parte divertida, é preciso treinar bastante as técnicas a serem utilizadas. Por isso, a importância de um profissional qualificado. Realizar determinado movimento de maneira incorreta pode ocasionar uma grave lesão.
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *