O segredo é desenvolver a aptidão de sentir prazer até na adversidade, diz Iron-man de 62 anos

Posted by
Bem preparado, o psiquiatra está sempre entre os primeiros colocados da sua categoria. Roberto diz que a vida é como uma prova de resistência. É preciso ter estratégias de um atleta para cruzar bem a linha de chegada; veja o vídeo

 

Redação Plena

 
 
Roberto Azevedo Junior sempre curtiu esportes. Depois de uma contusão, para evitar impacto no joelho, o psiquiatra começou a praticar natação e bicicleta. Quando se recuperou, passou a correr também. Virou triatleta. Há 11 anos, compete nas provas de Iron-man – 3,8 mil metros de natação, 180Km de bicicleta e uma maratona. 
 
Bem preparado, o atleta de 62 anos está sempre entre os primeiros colocados da sua categoria. Roberto diz que a vida é como uma prova de resistência. É preciso ter estratégias de um atleta para cruzar bem a linha de chegada. 
 
Há várias metáforas: “primeiro, é preciso observar o terreno onde você vai competir. Prever que haverá altos e baixos, trechos planos e lisos, outros cheios de buracos. Depois, é necessário entender suas capacidades de enfrentar o percurso. O segredo é desenvolver a habilidade de sentir prazer até na adversidade. Aquele que cria expectativas de ser feliz o tempo todo, fatalmente se frustrará e pode abandonar a prova antes da hora. A consciência é o maior aliado para a conquista da motivação para enfrentar a vida que é puro movimento”, diz.
 
Confira o depoimento dela sobre esporte e longevidade. O relato é parte do projeto “Pílulas da Longevidade”, do Bradesco Seguros:

 

Deixe um comentário