Pesquisa indica que as mulheres mais velhas tendem a ser mais regradas e saudáveis que as mais jovens

Posted by
“As escolhas que fazemos desde cedo encontram a gente lá na frente. É por isso que precisamos praticar esportes e ter uma dieta balanceada, para o corpo e a cabeça funcionarem melhor”, diz Odete Selli, professora de educação física, mãe de 2 filhos e avó de uma menina de 1 ano e 3 meses

 

Redação Plena

 
Segundo pesquisa do Grupo Minha Vida, realizada com 18.500 mulheres maiores de 18 anos, de abril de 2015 a maio de 2016, as mulheres com mais de 60 anos estão mais vaidosas e cuidadosas com a saúde. Dentre as respondentes, 48% das mulheres acima desta idade declaram passar protetores solar todos os dias, contra apenas 20% de mulheres de 20 a 29 anos .
 
Para a dermatologista Dra. Bhertha Tamura, especialista parceira do Minha Vida, a pesquisa traduz a realidade das pacientes que atende em seu consultório. "As mulheres mais jovens são vaidosas e se preocupam com a estética, principalmente com a recente onda de blogueiras de beleza. Elas buscam produtos e tratamentos, mas não seguem uma rotina muito regrada. As mulheres mais velhas, no entanto, entendem que precisam de cuidados mais intensos e frequentes para manter a beleza e a saúde". 
 
A pesquisa mostra que 55% das mulheres de 50 a 59 anos e 66% das mulheres acima de 60 anos usam cremes hidratantes para o rosto, enquanto apenas 38% das mulheres de 20 a 29 anos fazem uso desse produto com frequência.
 
 Um bom exemplo dessa realidade é Odete Selli, professora de educação física, mãe de 2 filhos e avó de uma menina de 1 ano e 3 meses. Aos 57 anos, Odete sempre foi vaidosa e teve uma vida ativa, devido à sua profissão, mas sente diferenças de como cuidava da própria saúde quando era mais nova.  "Quando somos mais novos, queremos nos manter bonitos, mas não temos consciência do impacto das nossas escolhas na saúde. Antes eu buscava comer bem por motivos estéticos, hoje eu preciso manter uma dieta balanceada, devido à recomendação médica, já que tenho pré-diabetes. Eu sempre usei alguns produtos, mas hoje tenho uma rotina e acompanhamento médico. Todos os dias uso sabonete próprio para meu tipo de pele, aplico tônico e uso hidratante anti-idade, além de nunca sair de casa sem protetor solar", explica.
 
Dra. Bhertha explica o que as mulheres buscam em suas consultas. "A mais recente tendência na dermatologia é o uso de produtos e tratamentos de alta tecnologia, que tragam bons resultados, mas que sejam menos agressivos do que as intervenções cirúrgicas, como anti-idades, lasers e aplicações de toxina botulínica e ácido hialurônico". 
 
Odete, que já realizou cirurgia plástica, afirma que hoje prefere soluções menos invasivas, "eu já fiz uma abdominoplastia, devido a muitas complicações depois que tive meus filhos, mas hoje eu prefiro outros tratamentos que sejam menos agressivos, uso de cremes, etc. o único procedimento que ainda penso em fazer é para tirar as manchas e pintas das mãos". 
 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 
 
Segundo  Dra. Bhertha, as pessoas mais velhas estão mais conscientes sobre o impacto dos hábitos alimentares na saúde, por isso tendem a se alimentar melhor, dando preferência a comidas caseiras, e estão cada vez mais adotando hábitos que aumentem a longevidade."Tento passar esses valores para os meus filhos e minha neta, pois as escolhas que fazemos desde cedo encontram a gente lá na frente. É por isso que precisamos praticar esportes e ter uma dieta balanceada, para o corpo e a cabeça funcionarem melhor", complementa Odete Selli.
 

Deixe um comentário