Primeira ‘Maratona da Vida’ acontece no Parque Villa Lobos, em São Paulo

Evento promoverá a interação de todas as idades para conscientizar sobre a importância de envelhecer bem

No próximo dia 15 de setembro, você e sua família estão convidados para um evento que se encaixará no perfil de todos os integrantes:  a ‘1ª Maratona da Vida’. A ação consiste em conscientizar toda a família, de forma divertida, sobre o envelhecimento e a importância de cuidar do corpo e da mente para chegar à essa fase da vida   com saúde e disposição.

O evento é gratuito e será realizado no Parque Villa Lobos, das 9h às 15h.  Crianças, adolescentes, adultos e idosos  serão todos bem-vindos.

A ação foi inspirada na citação do Dr. Alexandre Kalache, um dos especialistas mais importantes do Brasil na questão do envelhecimento. Para ele “A vida deixou de ser uma corrida de cem metros para se transformar em uma maratona. Para chegar bem ao final, é preciso ter estratégias, preparo, resistência e superação”. Com base nesta frase, o Geros Center, centro especializado em cuidar da saúde física e mental do público com mais de 60 anos, mantenedor da Liga Solidária, Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, idealizou o evento.

Para participar, os interessados devem se dirigir ao local em grupo de, no máximo, quatro e, no mínimo, duas pessoas, e realizar o cadastro. Em seguida, todos serão liberados para realizar a maratona, que está dividida em quatro estações: Saúde, Conhecimento, Social e Financeiro.

Na primeira etapa, Saúde, os participantes percorrerão um trecho de 150 metros. No trajeto, placas com frases de impacto sobre a importância de cuidar da saúde os conduzirão até a finalização desta estação.

Em seguida, será a vez de adentrar ao Conhecimento. Este percurso contará com quatro tendas. A primeira será um espaço para confecção de origamis. Profissionais ensinarão a fazer as típicas dobraduras japonesas. A segunda, um espaço de interação com a realidade tridimensional e a utilização de óculos 3D. A terceira tenda promoverá o equilíbrio, com a realização de atividades físicas que estimulam a estabilidade corporal. A quarta e última tenda será a da memória. Neste local, diversas atividades que estimulam a mente serão oferecidas para o público de todas as idades.

Partindo para estação Social. Os integrantes do grupo ficarão restritos de alguns sentidos, como não enxergar, ao ter os olhos vedados; diminuir a audição, usando fones auriculares; ou até mesmo ter os movimentos físicos limitados, ao ter pés ou mãos atados. Dessa forma, deverão percorrer 150 metros. O objetivo é experimentar a limitação de um idoso e de um jovem que, juntos possam se ajudar na conclusão do trajeto.

Por fim, será a etapa Financeiro. Todos os integrantes participarão de sorteios, como matrículas no Geros Center, jantares e brindes. Ao finalizar o percurso, os participantes que cruzarem a linha de chegada, subirão no pódio para realizar uma foto e registrar o momento especial.

“A 1ª Maratona da Vida será uma forma lúdica e inovadora de falar de longevidade com todas as idades. Envelhecer é inerente ao ser humano, e é preciso cuidar do físico e intelectual para alcançar a maturidade com mais saúde, além de educar todas as idades sobre o tema”, afirma Cristiane Felipe, gerente do Geros Center.

Serviço:

1ª Maratona da Vida

Local: Parque Villa Lobos

Data: 15 de setembro

Horário: 9h às 15h

Público: Todas as idades

Gratuito

Fonte: Sax Comunicação – Photo on Foter.com

Deixe um comentário