Semana da saúde: quer sair do sedentarismo? Comece pela alimentação

Posted by
A falta de disposição para praticar exercícios físicos pode estar relacionada à alimentação incorreta; veja dicas da nutricionista Tamara Ferreira

 

Redação Plena

 
 
Não se identificar com determinadas práticas esportivas, tempo escasso e falta de dinheiro são algumas justificativas usadas por quem está longe de abandonar o sedentarismo. No entanto, a nutricionista Tamara Ferreira, do Hapvida Saúde, alerta que a falta de disposição – em qualquer faixa etária – pode ser, na verdade, um problema relacionado a uma alimentação incorreta e dá dicas de alimentos que ajudam a espantar o cansaço.
 
Banana – É rica em triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, bom humor e disposição. É fonte de potássio, que se estiver em baixa no organismo, causa fadiga, cãibra e fraqueza muscular. A banana, de quebra, possui carboidrato, outro nutriente energético. 
 
Ovo – Estudos da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostram que o ovo não é vilão do colesterol: ele tem em média 70 calorias. “Este alimento é nutritivo, rico em proteína, colina e vitamina B12, que ajudam na saúde cognitiva contribuindo para uma noite de sono melhor, resultando em mais energia”, explica Tamara.
 
Alimentos integrais – Arroz e farinha de trigo integral, açúcar mascavo, cevada em grão, quinoa e linhaça são exemplos de alimentos integrais que potencializam a disposição. “Isso acontece porque alimentos integrais levam mais tempo para serem absorvidos pelo corpo durante o processo digestivo, gerando mais energia para quem os consome”, esclarece.
 
Vegetal verde escuro, feijão, leite e lentilha – Possuem vitamina B9 que, em baixas quantidades no organismo, provocam fadiga crônica. “Também conhecida como ácido fólico, a vitamina B9 contribui na produção de glóbulos vermelhos e garante a manutenção dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico. Quando está em falta no organismo pode causar anemia, dificuldade de memorização, insuficiência respiratória e sinais de fraqueza”, alerta Tamara. 
 
Kiwi, laranja, acerola, morango – Ricos em vitamina C, têm alto poder antioxidante e aumentam a absorção de ferro promovendo mais energia. “Você pode consumir por meio de suco, vitaminas ou mesmo as frutas in natura que, aliás, são ótimas opções de lanchinhos para o dia a dia”, finaliza a nutricionista.
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *