Virada da Saúde de SP terá programação especial para terceira idade

Posted by
Telehelp, Itaú Viver Mais, dr. consulta e Bigfral são algumas das empresas que prepararam atividades específicas para idosos. Confira

 

Redação Plena

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde e acontece em São Paulo a Virada da Saúde 2015, promovida entre os dias 7 e 12 de abril pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, diversas empresas e associações preparam atividades específicas para a terceira idade. Palestras sobre Alzheimer, Saúde Bucal e Cuidados para Morar Sozinho, medição de glicemia e pressão arterial, programa de conscientização sobre incontinência urinária, além de exercícios físicos ao lar livre, fazem parte da programação. 
 
A ABRAZ – Associação Brasileira de Alzheimer, o Ateliê Oral e a Telehelp, empresa líder em teleassistência no País, reúnem-se para oferecer ao público idoso atividades relacionadas ao bem-estar e à prevenção de doenças. A atividade tem apoio do Projeto Velho Amigo, da Congregação Israelita Paulista e do especialista em Geriatria e Gerontologia, Antônio Leitão.
 
O workshop “Cuidando da Saúde na Terceira Idade” acontecerá no dia 10/04, sexta-feira, e levará ao Centro de Convivência do Idoso, no Parque da Água Branca, rodas de conversa sobre os temas Alzheimer (como tratar, dicas para a família e para o cuidador), Morar Sozinho (dicas para o idoso que vive só como casas adaptadas e estímulos à memória) e Saúde Bucal (como cuidar do sorriso).
 
“Vimos na Virada da Saúde a oportunidade de reunir em um só lugar dicas simples e práticas para uma população que está cada vez mais velha. A intenção do evento é debater diferentes temas de modo informal, oferecendo ao idoso alternativas para viver bem”, diz Regina Helou, vice-presidente do Projeto Velho Amigo.  “Os workshops, não só, têm o idoso como foco, mas também os familiares e profissionais que trabalham com o envelhecimento e que acompanham o dia a dia dessa geração”, completa Juliana Barbiero, diretora da Telehelp.
 
Durante as atividades, que acontecerão gratuitamente entre 10h e 14h, haverá distribuição de guias “Morar Sozinho”, folhetos sobre Alzheimer e kits de higiene bucal.
 
Anote:
Saúde na Terceira Idade
Data: 10/04/2014
Horário: das 10h às 14h
Local: Parque da Água Branca (rua Ministro de Godoi, 180 – entrada mais próxima pelo estacionamento do parque).
 
O dr.consulta – rede de clínicas médicas populares – e o Itaú oferecerão atividades matinais gratuitas direcionadas para cerca de 200 pessoas, entre elas participantes do programa Itaú Viver Mais e comunidades próximas. Os eventos acontecem nas seguintes localidades: Central Plaza Shopping, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Eldorado e Centro Empresarial Itaú Unibanco – por ordem de data. 
 
Durante os três primeiros dias, o público contará com palestras, além de medição da pressão arterial e glicemia. No dia 10, próxima sexta-feira, a partir das 8h30 a ação contará ainda com atividades físicas, realizadas ao ar livre e instruídas por profissionais.
 
"Hoje, é plenamente possível ter qualidade de vida na terceira idade. No entanto, há alguns cuidados que devem ser tomados para alcançar esse objetivo. Consultar regularmente um médico, sem dúvida, é um deles. E este evento é uma grande ferramenta para disseminar esta consciência”, explica a diretora clínica do dr.consulta, Tatiana Hirakawa. 
 
Já a Bigfral, marca líder no mercado de cuidados adultos, marcará presença no evento com ativações especiais durante o final de semana.
 
Confira abaixo a programação da participação da marca na Virada da Saúde:
 
Projeto Calouros Brasil
Local: Vão do MASP
Data: 11 de abril – sábado
Horário: 10h às 16h
Com a participação dos alunos da graduação do curso de medicina da faculdade Anhembi Morumbi e em Parceria com o Projeto Calouros Brasil, Bigfral promoverá um circuito informativo sobre incontinência urinária no Vão do Masp. A ação contará com diversas atividades promovidas pelos alunos para quebrar o tabu sobre o assunto.
 
Rodas de Conversa
Local: Parque da Previdência – Rua Pedro Peccinini, 88
Data: 12 de abril – domingo
Horário: 10h às 11h
A roda de conversa contará com a participação de cinco profissionais que irão palestrar sobre diferentes temas ligados a saúde da mulher. A fisioterapeuta Claudia Hacad abordará de forma prática e colaborativa os impactos da incontinência urinária no dia-a-dia da mulher, informando sobre as causas, fatores de riscos e formas de tratamento para as mulheres que vivem com a condição.
 
Bigfral também distribuirá cartazes informativos sobre a I.U. em Unidades Básicas de Saúde e nos principais pontos de ações da Virada da Saúde. 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *