Acolhimento é importante e faz a diferença no tratamento do câncer

Posted by
Instituto Paulista de Cancerologia investe em setor que acolhe de forma humanizada a família e o paciente desde o diagnóstico até todas as etapas do tratamento

 

Redação Plena

 
 
Embora a medicina tenha evoluído e oferecido muitos avanços no tratamento do câncer, o enfrentamento da doença nem sempre é fácil e necessita de alguns cuidados importantes. Um deles diz respeito ao acolhimento do paciente a partir do momento que ele inicia o tratamento. 
 
"Após a primeira consulta médica, o paciente é encaminhado para o setor de acolhimento e recebe orientações sobre o tratamento. O enfermeiro irá recepcionar o paciente e a família de forma personalizada, com um olhar humano e diferenciado. O profissional está qualificado para atender, ouvir e acolher o paciente", explica Dr. Hezio Jadir Fernandes Junior, oncologista e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC).
 
De acordo com o médico, no acolhimento, o paciente e sua família recebem orientações sobre os processos da quimioterapia, a função dos medicamentos, os efeitos colaterais, dicas para prevenir alguns sintomas, o tempo de infusão na sala de quimioterapia e pode esclarecer também todas as dúvidas sobre o tratamento oncológico.
O profissional do acolhimento irá apresentar toda equipe multiprofissional que atenderá o paciente além de participar de todos os momentos do tratamento. "Esse atendimento é feito em conjunto com a psicologia e auxilia o paciente a lidar com a doença", reforça Dr. Hezio.
 
Para Vera Bifulco, psico-oncologista do Instituto, o acolhimento é essencial e oferece ao paciente todo o suporte e informações que ele deve e merece saber sobre seu tratamento. "O paciente e seus familiares precisam estar cientes e tranquilos de todo o processo, assim a adesão também se torna maior e melhor. Se sentir acolhido e seguro neste momento é muito importante e faz toda a diferença para que possamos alcançar os resultados esperados", pontua a especialista. 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *