Aplicativo é capaz de monitorar idosos que moram sozinhos, além de pacientes com Alzheimer

Posted by

Dentre as funcionalidades do aplicativo há um sensor de movimento que permite detectar se houve alguma queda ou movimento brusco de um idoso. Se isso ocorrer, será emitido um alerta para o aplicativo ligado à rede de pessoas; há ainda um monitoramento específico para pessoas com Alzheimer

Redação Plena

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população de idosos morando sozinhos no Brasil cresceu quase 80% entre 1999 e 2009 e já soma 2,9 milhões de pessoas no nosso país.

Atrelada a essa estatística, está a alarmante realidade dos acidentes domésticos, como por exemplo, as quedas frequentes de pessoas da terceira idade. Isso ocorre devido ao desequilíbrio e à redução da massa muscular, que gera menos força e menor proteção do esqueleto contra o impacto gerado pelos tombos.

Lançado recentemente pelo Grupo C&M, o aplicativo ME APPEGO funciona com um dispositivo que promove o monitoramento de pessoas em tempo real. Dentre as funcionalidades do aplicativo há um sensor de movimento que permite detectar se houve alguma queda ou movimento brusco de um idoso. Se isso ocorrer, será emitido um alerta para o aplicativo ligado à rede de pessoas, como filhos, familiares e cuidadores, que terão a chance de tomar providências mais rapidamente.

Para aqueles que moram sozinhos, a demora no socorro pode agravar ainda mais o estado de saúde dos idosos. O dispositivo de apenas 5 cm que pesa somente 35 gramas pode ser colocado em uma pulseira, colar ou até mesmo no bolso. Desse modo, o idoso é monitorado em tempo real e os seus familiares conseguem saber onde ele está e se houve alguma alteração gravitacional.

Aos idosos que sofrem do Mal de Alzheimer, ou alguma outra doença em que é preciso um monitoramento full time, o aplicativo possibilita que se crie uma “cerca virtual”, que delimita um perímetro que não pode ser ultrapassado. Caso a pessoa saia do perímetro determinado, são emitidos, ao mesmo tempo, alertas por notificação, e-mail e SMS, que possibilita que seja verificado, em tempo real, o que está acontecendo.

Sobre o aplicativo e o dispositivo

A novidade também conta com um botão SOS para localizações rápidas, além de aviso de socorro, sensores de gravidade e, ainda, alarme de velocidade. Também é resistente à água, poeira e areia.

O dispositivo possui um sistema de posicionamento GPS utilizando a tecnologia satelital; LBS para localização a partir da rede de telefonia móvel; e assistência ao GPS, conhecida como A-GPS, que confere maior eficiência à conexão tornando-a mais rápida e estável.

Após adquirir o serviço, o consumidor tem todo o suporte pós-venda. A compra do dispositivo pode ser feita pelo site: www.meappego.com.br e custa em torno de R$ 700,00.  A utilização do serviço sai por R$ 19,90 mensalmente.

Deixe um comentário