Apoie este projeto e faça um curso gratuito sobre o Alzheimer

Posted by

Você tem um parente com a doença de Alzheimer? É cuidador ou profissional de saúde que lida diariamente com pessoas nesta  condição? Gostaria de saber mais sobre as emoções que envolvem o doente? Gostaria de lidar melhor com suas próprias emoções (afinal, você também precisa de cuidados, certo?). Então, não deixe de apoiar e compartilhar o projeto abaixo, criado pela Dra Ana Fraiman.

Redação Plena

A doença de Alzheimer tem se tornado um tema comum e, apesar de ter sido descrita há mais de um século, continua rodeada de mitos e preconceitos. Alzheimer não é loucura e nem toda perda de memória é associada a essa demência.

No mundo, cerca de 45 milhões de pessoas têm a doença de Alzheimer. Só no Brasil, perto de um milhão e duzentas mil pessoas vive com a enfermidade. A cada quatro segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo. A previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo, conforme estimativa da organização Alzheimer’s Disease International (ADI).

Muitos familiares e cuidadores que convivem diariamente com a doença, lidam com dúvidas e aflições relacionadas a situações comuns, como a necessidade de formação de novos hábitos, formas de diálogo, compreensão e precauções com a saúde mental e física desses idosos. Além disso, outros prestadores de serviços domésticos, também precisam de maiores subsídios para participar da observação, consideração e de cuidados para com os idosos, doentes ou não.

Ciente deste cenário, a psicóloga e gerontologista Ana Fraiman (autora deste artigo que foi até hoje mais lido do Portal Plena), decidiu utilizar todo o seu conhecimento e experiência clínica para criar uma plataforma online e gratuita de apoio psicológico a familiares e cuidadores de idosos com Alzheimer, inspirado em sua webserie sobre o mesmo tema disponibilizado em seu canal do youtube: Cuidando Com Carinho (que nós também divulgamos aqui no Plena).

O curso será composto por videoaulas e materiais de apoio (ebook e três textos complementares). Serão abordados conceitos importantes sobre o Alzheimer, tópicos inerentes ao dia a dia de quem convive com a doença e cases do cotidiano de familiares e cuidadores profissionais, que lidam diariamente com idosos com a demência, além de outros prestadores de serviços em domicílio.

Serão desmitificados alguns mitos e preconceitos, além de dar orientações sobre dúvidas comuns e aflições que atingem as famílias e os profissionais.

O curso será totalmente gratuito mas para que esse projeto saia do papel serão necessários investimentos: na produção e edição dos conteúdos, desenho e programação da plataforma do curso, publicação e, inclusive, a devida divulgação para todos os interessados.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui 

Deixe um comentário