Bairro feito sob medida para portadores de Alzheimer terá versão americana

Posted by
Projeto criado na Holanda permite que idosos com a demência tenham uma vida o mais normal possível com segurança

 

Redação Plena

Imagine um bairro feito sob medida para portadores de Alzheimer, garantido a eles a possibilidade de viver de forma segura. Isso já existe na Holenada. O projeto “Dementiaville”, criado pelos arquitetos Frank van Dillen e Michael Bol, consiste numa vila que oferece as condições necessárias para que idosos diagnosticados com a doença levem uma vida o mais normal possível, de forma a pensarem que moram numa vila como todas as outras.
 
O bairro, criado apenas com o propósito de abrigar estes doentes, tem uma equipa de auxiliares que os ajudam em tarefas diárias.  Dementiaville está equipada com um supermercado, cinema, barbeiro e mais de 30 clubes.
 
Os coordenadores do “bairro” deixam que os moradores decidam os seus horários e rotinas, planejem as compras e refeições em conjunto. Os moradores podem ainda pintar, jogar e passear em jardins. O objetivo é que todos tenham autonomia e privacidade.
 
Por conta do conceito inovador e pelo sucesso que tem feito, o projeto ganhará em breve uma versão americana. O bairro vai ser reproduzido na Califórnia, nos Estados Unidos.
 
A 'Mahal Cielo Village' será inaugurada na região de San Luis Obispo, Será a "a primeira região dos EUA a ter um protótipo da vila, que vai tratar as pessoas que sofrem desta doença, com todo o respeito e dignidade que elas merecem", explicam os responsáveis pelo projeto.
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *