Belchior : morre um dos grandes gênios da música brasileira

Neste final de semana (sábado, 29) morreu um dos maiores poetas da canção brasileira, o músico Belchior.

Certamente você já leu ou viu na TV notícias sobre a morte dele, mas aqui no Plena queremos registrar que o Brasil perdeu um de seus grandes letristas, um poeta na verdadeira acepção da palavra, alguém dotado de cultura rara, essa qualidade cada vez mais escassa na nossa música popular brasileira.

Belchior (1946 – 2017) é daquela geração de artistas que não temia ultrapassar as barreiras do livre pensamento e soube como muito poucos, expressar sua arte em letras que são verdadeiras pérolas. Sua obra não tem nada a ver com a decadência atual que vai transformando a música nacional em um festival de ‘breganejos’, funks e vasta mediocridade.

 Com certeza, deve haver artistas brasileiros talentosos que buscam hoje, um lugar de destaque, mas se há, não estão conseguindo, infelizmente, porque o momento atual parece privilegiar o que é ruim.

A fase  atual da música brasileira é bastante desanimadora e por isso a morte de alguém como Belchior é ainda mais devastadora.

Afinal uma pessoa que compôs músicas como essas que postamos abaixo, vai deixar muita, mas muita saudade:

E se você quer entender a importância de Belchior para o cancioneiro nacional, vale a pena ler a análise  escrita no site Outras Palavras pelo  escritor Alberto Sartorelli.

No texto (leia aqui) o autor reflete de forma bastante aprofundada sobre a carreira de Belchior e nos leva a compreender que, afinal de contas, quase tudo que se falou sobre ele nos últimos anos (principalmente sobre seu suposto sumiço) foi fruto de críticas rasas e vulgares.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *